Neste post te contamos tudo sobre cada uma das regiões, desde as melhores cidades de Portugal para viver até às cidades charmosas fora do típico roteiro turístico.

As cidades de Portugal precisam estar na sua bucket list. Não só por serem alguns dos destinos mais em conta na Europa, mas também porque é possível visitá-las em menos de dez dias, conhecendo os principais pontos turísticos do país.

Cidades de Portugal

Nossa colunista Virginia na Ponte Luís XV, que divide a cidade do Porto (direita) e a Vila Nova de Gaia (esquerda) | Cidades de Portugal | Dicas de Viagem

Cidades de Portugal Mapa

Se você pensa em morar em Portugal, então saiba que as maiores cidades são Lisboa e Porto. Lá é onde se concentram as empresas e a maioria da população portuguesa. Ficam a apenas duas horas e meia de distância uma da outra e próximas de outros pontos turísticos que vale a pena visitar. A vantagem de ser um país pequeno é que facilmente você sai da cidade no final de semana, para conhecer outros lugares maravilhosos que tem por lá.

 

As cidades de Portugal para visitar um dia

Lisboa, a capital Portuguesa, e a cidade do Porto são paradas obrigatórias. Mas outras cidades como Coimbra, Faro e Évora também vão tornar sua viagem inesquecível. Você só precisa agendar seu voo! Confira aqui a melhor época para ir a Portugal.

Melhores cidades de Portugal para viver

Lisboa

Das melhores cidades onde morar em Portugal, Lisboa está sem dúvida na lista. A solarenga capital do país está cada vez mais bonita, com vários edifícios e ruas recuperadas. A Ribeira das Naus, um passeio junto ao Rio Tejo que vai do Cais do Sodré à Baixa Histórica, é um ótimo exemplo disso. Outros lugares foram transformados em pólos criativos, com start ups, lojas e cafés super legais, como é o caso do LX Factory. Além disso sempre tem exposições e espetáculos incríveis acontecendo pelos museus e casas de show da cidade, e vários restaurantes badalados, como no Bairro do Avillez por exemplo. 

Existem cada vez mais atrativos para turistas também, o que por sua vez se reflete no custo de vida da cidade. Por conta disso, muitos locais estão se mudando para os bairros da periferia. Mas quem mora na cidade, gosta de ficar nas regiões de Campo de Ourique, Lapa, Avenida de Roma e Avenidas Novas. Por ali dá para fazer tudo a pé ou de transporte público, já que são bairros bem centrais e em Lisboa é relativamente fácil de se movimentar. A apenas quinze minutos do centro da cidade, tem também praias ótimas para ir no verão ou para surfe.

Uma das grandes vantagens de Lisboa, é que a cidade portuguesa fica no centro do país. Por isso, é fácil de se deslocar para qualquer outra parte. De carro, tanto para a região das praias do Algarve, no sul, como para a cidade do Porto, no norte, você leva duas horas e meia. Além disso, fica super próxima de pontos turísticos imperdíveis, como os palácios nacionais de Queluz, Sintra e Mafra. Para saber tudo sobre Lisboa, e o que fazer de 1 a 5 dias na cidade, dê uma olhada neste outro post aqui.

Ainda  te ajudamos a encontrar hospedagem no nosso post veja aqui Onde ficar em Lisboa: do barato ao luxo nos melhores bairros da cidade

Encontre mais de 5000 opções de hospedagem em Lisboa com ótimos preços aqui 

 

Cascais

Para quem adora morar perto do mar e aproveitar a praia no final de um dia de trabalho, o lugar para se viver é Cascais. A cidade é conhecida pelo estilo de vida descontraído, onde moram famílias e mais recentemente franceses e brasileiros aposentados. É uma enseada de casas e condomínios com jardim, onde o pessoal faz muito vida de bairro, caminhando até à padaria, o mercado e a praia.

Para quem trabalha em Lisboa, basta pegar o trem que leva trinta minutos até o Cais do Sodré, no centro. Fica também do lado da Serra de Sintra e de algumas das melhores praias da região, como a praia do Guincho e a Praia Grande.

 

Porto

A cidade do Porto, no norte de Portugal, tem recebido cada vez mais pessoal de fora querendo morar aqui. E não é à toa, já que a segunda cidade mais importante do país, tem uma vibe animada que percorre as ruas do belíssimo centro histórico. Aliás, o labirinto de casinhas antigas junto ao Rio Douro – chamado de Cais da Ribeira – foi até considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. A gastronomia da cidade também é um ponto alto veja aqui onde comer bem e barato na cidade além dos melhores rooftops e bares da cidade do Porto que também devem estar na sua lista para conhecer.  

Os locais preferem morar junto do mar, na Foz do Rio Douro, em Matosinhos ou do outro lado do rio em Vila Nova de Gaia. Para morar no centro, no bairro da Cedofeita ou da Boavista por exemplo, o ideal é não ter carro já que não é fácil de estacionar. E na verdade nem precisa, pois a cidade é pequena e fácil para se orientar. Para saber tudo sobre os pontos turísticos, preparamos um guia com todas as dicas com o que fazer no Porto em três dias.

Como é a maior cidade no Norte, é uma ótima base para explorar essa região do país e até dar um pulo em Espanha, a uma hora do Porto. Se você estiver pelo Porto, uma experiência incrível é visitar as vinhas no Vale do Douro. Também não deixe de provar os pratos típicos nas aldeias do Minho e de Trás-os-Montes e visitar algumas cidades históricas imperdíveis, como Guimarães, Viana do Castelo e Bragança. 

Veja também Onde ficar no Porto com dicas dos melhores bairros com preços para todos os bolsos.

Aqui no Booking você encontra os melhores preços de hospedagem em Porto, clique aqui e veja mais

 

Coimbra

Coimbra é conhecida por ter a primeira universidade Portuguesa, e uma das mais antigas da Europa. Todo mundo já ouviu falar dessa magnífica universidade. A cidade tem um ambiente estudantil e artístico muito marcado, sempre com festivais e comemorações acontecendo por lá.

Cidades de Portugal

Universidade Coimbra – Foto François Philipp

Além disso, é também uma das cidades mais bonitas de Portugal. Construída em cima de uma colina nas margens do Rio Mondego, o melhor lugar para os estudantes morarem é na cidade alta. Tudo é pertinho e é super agradável de caminhar pelas ruazinhas medievais, que remontam à ocupação Árabe no século VIII.

Estrategicamente localizada no centro do país, já foi a capital antes de Lisboa. Aliás, elas se separam por apenas duas horas de carro. Até o Porto leva-se apenas uma hora e também é possível chegar de trem nos dois lugares.

 

As maiores cidades de Portugal

As grandes cidades, onde se concentra a maioria da população, ficam no litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Aqui, te contamos quais as maiores cidades de Portugal por região.

Região Sul: Lisboa, Sintra e Cascais

A maior é Lisboa, a capital portuguesa, onde estão as principais empresas e serviços. Logo depois vem Sintra, a serra que fica apenas a 30 quilômetros da primeira. O estilo de vida entre as duas é bastante diferente, sendo uma totalmente cosmopolita e a outra mais rústica. É super fácil se deslocar de uma para a outra e o custo de vida é bem mais em conta fora da capital, um dos motivos pelos quais tanta gente escolhe morar em Sintra e trabalhar em Lisboa.

Seja como for, vale sempre a pena visitar as duas cidades para não perder alguns pontos obrigatórios, como a Quinta da Regaleira em Sintra e o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

Leia mais no nosso post Sintra Portugal: O que fazer, Onde comer, hotéis e muito mais!

Cascais também entra no top 5 das maiores cidades de Portugal e não é difícil entender porquê. A qualidade de vida onde todas as ruas vão dar no mar, é incomparável. Morando ali, você pode fazer uma caminhada no paredão ou mergulhar no mar antes do trabalho. E se ele for em Lisboa, a boa notícia é que tem o trem que chega em 30 minutos no centro da cidade.

Cidades de Portugal

Palácio da Pena, Sintra. Foto: Virginia Falanghe – Portugal pontos turisticos

Região Norte: cidade do Porto e Vila Nova de Gaia

Subindo a costa portuguesa até o Norte do país, tem outras duas grandes cidades: Porto e Vila Nova de Gaia. Elas ficam bem na frente uma da outra, uma de cada lado do Vale do Douro. Se você já visitou a cidade do Porto, provavelmente já esteve em Vila Nova de Gaia também. É que é lá que ficam as caves do vinho do Porto, onde é possível chegar a pé atravessando a Ponte de D. Luís I.

Cidades de Portugal

Cave de Vinho do Porto – Foto: Victor Cardoso

Apesar do clima mais úmido e frio, muitos portugueses moram no norte de Portugal porque é onde que ficam as grandes indústrias. Além disso, a cidade do Porto tem atraído muitas start ups e tech companies de alguns anos para cá. Tornando-a cada vez mais interessante e agitada, com uma variedade enorme de nacionalidades se mudando para lá.

A minha amiga e colunista do Dicas de Viagem Virginia Falanghe, conta tudo sobre o seu passeio por Portugal, passando por essas regiões. Lá ela dá ótimas dicas do que vale a pena visitar em cada lugar, onde ficar e o que comer, dê uma olhada!

 

Portugal cidades pequenas e seus grandes charmes que você precisa conhecer um dia.

Além das principais cidades onde moram os Portugueses, têm outras menores que você precisa conhecer. Apesar do tamanho, estão repletas de história, tradição e recantos charmosos que temos a certeza que você vai adorar.

 

Setúbal

Setúbal por exemplo, é uma pequena cidade ideal para visitar em um dia. A região é belíssima, emoldurada pelo Parque Natural da Arrábida e praias de água cristalina. Um passeio bem legal de se fazer por lá, é atravessar o Rio Sado de ferry para pegar uma praia em Tróia no verão. No trajeto, fique atento aos golfinhos que sempre aparecem para dar as boas-vindas.

Cidades de Portugal

Praia de Gálapos, Setúbal | Parque Natural da Arrábida.

Dica: Se você estiver de carro, estacione-o em Setúbal e pegue o catamarã. A passagem custa 6,75 euros e inclui a volta. Ele leva apenas passageiros e pára na Marina de Tróia, de onde você chega na praia facilmente a pé. Se optar por levar o carro, a passagem de ferry custa 15,20 euros e precisa dirigir até às praias. Na volta não perca o choco frito, o prato tradicional de Setúbal que é uma delícia!

Compare os melhores preços para alugar um carro em mais de 100 locadoras com a Rentcars! E ainda pode parcelar em até 12 vezes

 

Aveiro

Outra cidade que vale a pena colocar no seu roteiro é Aveiro. Repleta de barcos típicos navegando pelos canais, poderia ser a Veneza de Portugal. Ali em volta tem vários pontos turísticos que você não pode deixar de visitar. Como a Costa Nova, uma vila de pescadores e casinhas listradas que é uma graça. E o Museu da Vista Alegre, onde nasceu a porcelana portuguesa. Descubra mais sobre a história dessa tradição em nosso post “Os 20 Principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro”

Cidade de Portugal

Aveiro – a Veneza Portuguesa

 

Évora

Apesar de pequeno, Portugal é um país com uma variedade de paisagens incrível. Uma das mais bucólicas e rurais é a Paisagem Alentejana, com campos intermináveis e árvores de oliveira despontando aqui e ali. Por isso, você não pode deixar de visitar essa região no sul de Portugal, feita das tradições mais antigas do país, começando pela gastronomia Alentejana.

O ideal é ficar na cidade de Évora e explorar tudo em volta a partir dali. Localizada a 130 quilômetros de Lisboa, essa cidade é cheia de monumentos e pontos de interesse. É aqui que fica a famosa Capela dos Ossos e o Templo de Diana, classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Cidades de Portugal

Capela dos Ossos, Évora – Foto: David V.A. via Flickr

Cidades de Portugal

Templo da Diana, em Évora

Dica: Reserve um dia para passear pela cidade tranquilamente e outro para fazer uma roadtrip pelas vilas e aldeias mais próximas. Coloque no seu roteiro a vila de Reguengos de Monsaraz, onde banhada pela Barragem do Alqueva. É lá que fica a Herdade do Esporão, onde você pode fazer uma tour pelas vinhas, descobrindo tudo sobre a produção de uma das melhores casas Portuguesas de vinho e azeite.

Aqui você encontra ótimas opções de hospedagem em Évora

 

Guimarães

Localizada a 60 quilômetros do Porto, Guimarães é uma das cidades mais charmosas no norte de Portugal. Com mais de um milênio de história, esse é o berço da nação Portuguesa. Visite o castelo, onde D. Afonso Henriques – o primeiro rei de Portugal – travou a batalha que expulsou os galegos do Condado Portucalense. Passeie pelo Paço dos Duques e almoce no Largo da Oliveira, onde tem várias opções de restaurantes típicos. Ao visitar essa região, não deixe de passar por Braga, apenas a 25 quilômetros dali. Braga é uma cidade já maiorzinha e mais cosmopolita, onde mora muita gente que trabalha no Porto.

Para mais dicas legais, dê uma olhada neste artigo “Roteiro Portugal: 13 lugares que você não pode deixar de conhecer”, onde a nossa colunista Virginia Falanghe escreve sobre a sua experiência visitando Guimarães.

Cidade de Portugal

Guimarães – Portugal está entre os melhores países para visitar

 

Faro

No sul de Portugal, não deixe de ir a Faro, uma cidade encantadora que parece ainda não ter sido descoberta por turistas. Porém, vale muito a pena conhecer a capital do Algarve. Faça um passeio pelas antigas ruelas da “Cidade Velha”, entrando pelo imponente “Arco da Vila”, visitando a Sé e apreciando a melhor vista da linda Rio Formosa que banha a cidade.

Faro é também uma ótima base para quem quer conhecer as várias praias maravilhosas da região. Então ficando por lá, inclua no seu roteiro as praias de Tavira, Carvoeiro e Benagil.

Para chegar em Faro partindo do centro de Lisboa, é possível ir de avião, carro ou pegar um trem que leva menos de três horas. Dica: Entre avião e trem, prefira o segundo porque chega bem no centro de Faro evitando assim gastar com táxi do aeroporto, que fica a seis quilômetros da cidade. A passagem de trem custa em média 25 euros, dependendo se você prefere ir em primeira ou segunda classe.

Agora que já sabe quais as cidades de Portugal que você precisa visitar, comente abaixo o que achou delas no final da sua viagem!

 

Agora que você já tem todas as dicas encontre aqui no Booking as promoções essa semana de hospedagem em Portugal


Booking.com


Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens a Portugal?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 37!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia mais: 

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Roteiro Portugal: 13 lugares para conhecer

As melhores festas de Ibiza no verão

Mochilão pela Europa: tudo o que você precisa saber para organizar um

O que levar na mala de viagem: 17 itens que você nunca pode esquecer

Qual o melhor seguro viagem para Europa?