Os pedaços de areia mais visitados da capital alagoana certamente estão aqui! Veja quais são as melhores praias de Maceió e região para você não deixar de visitar nenhuma delas!

Antes de revelar quais são as melhores praias de Maceió é bom você saber que os pedaços de areia mais incríveis não se limitam somente à capital. Há muitas praias na região que você pode visitar na sua viagem, já que a metrópole alagoana está cercada de cidades pequenas próximas e cheias de encantos.

Maceió, na verdade, ocupa exatamente o meio de toda extensão beira-mar do Alagoas. Ao seu lado, de norte a sul do litoral do estado, há várias cidadezinhas charmosas, com um mar transparente, quentinho e que abrange a segunda maior barreira de corais do mundo.

Por isso, vale muito a pena incluir na sua lista as praias da capital e região, como a praia do Gunga (em Roteiro), a praia do Patacho (em Porto de Pedras), a praia do Francês (em Marechal Deodoro), a praia de Antunes (em Maragogi) e muitas outras que citaremos ao longo deste post.

Quer saber mais? Role a tela e veja quais são as melhores praias de Maceió e região que não podem faltar no seu roteiro. Boa viagem! 😎

Mapa das melhores praias de Maceió e região

Mapa do Google Maps de Alagoas com destaque para o litoral onde tem as melhores praias de Maceió e região. Há um circulo laranja na capital Maceió (que fica no meio do litoral do estado) e um risco laranja de norte a sul do litoral estado
Maceió fica no meio do litoral alagoano, onde tem praias lindas de norte a sul do estado

Como ilustrado no mapa acima, Maceió está localizada no centro do litoral de Alagoas e tanto no seu lado norte como no sul há várias outras cidades costeiras com praias incríveis também. A extensão dessa região litorânea totaliza menos de 250 km, o que torna muito fácil visitar esses municípios, pois eles ficam bem próximos uns dos outros.

Para se ter uma ideia, de Maceió até Maragogi (última cidade do norte) são duas horas e meia de carro. Já de Maceió até Piaçabuçu (última do sul) são duas horas e vinte minutos de distância de carro. Pertinho, não é? Inclusive, existe até a rota ecológica com um roteiro nessa região, chamada Costa dos Corais, que passa entre as melhores praias do Alagoas.

Maceió se destaca por ter praias urbanas cristalinas, cercadas de recifes de corais. O litoral sul já ganha destaque pela praia do Francês e do Gunga, sendo elas com excelente infraestrutura. O lado norte, por sua vez, tem vilarejos com praias mais vazias, cristalinas e com piscinas naturais incríveis, como as de Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Veja esse resumo das melhores praias de Maceió e região:

  • Mais deserta: praias de São Miguel dos Milagres e praia do Carro Quebrado
  • Para crianças: praia de Ponta Verde
  • Para surfistas: praia do Francês e praia da Jatiúca
  • Piscina natural: praias de Maragogi e praia do Toque
  • Bem localizada (centro): praia de Ponta Verde
  • Com melhor infraestrutura: praia do Gunga, praia do Francês e praias centrais de Maceió

Melhores praias de Maceió e região

Os pedaços de areia da capital alagoana, sem dúvidas, são os cartões postais do nordeste. Há opções desertas, urbanas, indicadas para crianças e com piscinas naturais. Para te ajudar a escolher a ideal, abaixo tem uma lista com as melhores praias de Maceió e região. Selecionamos elas de acordo com a popularidade, condições do mar, paisagem, infraestrutura e indicações de quem já as visitou. Confira:

Praia de Ponta Verde

Mar raso e transparente, mostrando corais ao fundo, durante um dia ensolarado com poucas núvens
Praia de Ponta Verde, no Marco dos Corais – Foto: Joyce Dias

A praia de Ponta Verde pode ser facilmente considerada uma das melhores de Maceió – foi uma das minhas preferidas também 😃. Ela fica bem no centro da capital, então é rodeada de comércios e beach clubs, e ainda tem recifes de corais que, quando a maré abaixa, você pode nadar entre eles em uma piscina natural, ou ir andando até o Farol de Ponta Verde.

Sabe o tão conhecido Caminho de Moisés? Ele se forma em Ponta Verde também! Desta forma, nota-se que essa praia tem tudo do bom e do melhor: boa infraestrutura, mar tranquilo, recifes de corais, peixinhos e localização central. Não precisa de mais nada, não é mesmo?

Veja onde se hospedar na praia de Ponta Verde.

Praia de Pajuçara

Jangadas de diferentes cores estacionadas na areia branca com um mar cristalino ao fundo. Há sombra de coqueiros à frente e a imagem foi tirada em um dia ensolarado.
A praia da Pajuçara tem jangadas que levam às piscinas naturais – Foto: Mario Roberto Durán Ortiz via Wikimedia Commons

A praia de Pajuçara é vizinha de Ponta Verde, uma das integrantes da orla central de Maceió. É nela que saem as jangadas em direção às piscinas naturais da Pajuçara. Inclusive, é o melhor lugar para encontrar barcos que fazem esses passeios no centro da capital.

Esse pedaço de areia também chama muito a atenção por ter um tom vibrante em pleno centro da cidade, algo muito exclusivo das melhores praias do nordeste. Por lá, ha bons restaurantes em Maceió, barracas de praia (R$ 20 é o preço médio do aluguel de cadeiras e guarda-sóis) e muitos ambulantes e barqueiros oferecendo passeios pela região.

Veja onde se hospedar na praia de Pajuçara.

Praia da Jatiúca

Orla da praia de Jatiúca, com um homem andando de bicicleta, algumas pessoas caminhando na orla, e à esquerda a praia com ondas e faixa de areia branca.
A praia de Jatiúca tem mais ondas – Foto: Joyce Dias

A praia de Jatiúca é a última mais central de Maceió. Ao contrário de suas vizinhas Ponta Verde e Pajuçara, ela já começa a ter mais ondas e uma faixa de areia menos disputada. Também há uma boa variedade de comércios, mas o destaque é a rede hoteleira dessa região que une diversos hotéis em Maceió.

Essa praia pode ser um paraíso para os surfistas, devido as ondas mais fortes. Ela vale a pena para curtir o mar, mas também desponta como uma boa opção onde se hospedar, passear e comer em um restaurante mais sofisticado.

Veja onde se hospedar na praia da Jatiúca.

Praia de Ipioca

Mar verde esmeralda sem ondas, com a orla ao fundo de areia branca e coqueiras. A praia é a Ipioca, Maceió
Praia de Ipioca – Foto: Cícero R. C. Omena via Flickr

Um pouco mais longe do centro, na região norte da capital, também há algumas das melhores praias de Maceió e região. Ipioca é uma delas e representa muito bem a principal característica desse lado alagoano, que são pedaços de areia mais tranquilos e com menos pessoas.

A praia de Ipioca, embora mais vazia, tem alguns beach clubs bem famosos para quem busca mais conforto e infraestrutura na areia, como o Hibiscus, Corais e o Guarda Rios. Por lá também há ótimos resorts em Maceió, além de seu verdadeiro destaque que é a natureza e a beleza do mar.

Veja onde se hospedar na praia de Ipioca.

Praia da Sereia e praia de Pratagy

Praia da Sereia, com águas com poucas ondas e tom azulado. No meio há uma barreira natural com uma escultura de sereia acima
A praia da Sereia tem uma estátua de Iemanjá no meio do mar – Foto: Marinelson Almeida via Flickr

As Praias da Sereia e de Pratagy ficam coladinhas uma na outra e também fazem parte do litoral norte de Maceió. Elas têm menos movimento de pessoas e um clima bem mais tranquilo em comparação as do centro, além de, claro, serem donas de um visual surpreendente.

A praia da Sereia tem uma estátua de Iemanjá bem no meio do mar, um mirante que vale a pena visitar e oferece pouquíssima infraestrutura. Já a praia de Pratagy tem um cenário único do Rio Meirim se unindo ao mar e é casa do famoso Pratagy Acqua Park e Beach Resort.

Veja onde se hospedar na praia da Sereia ou praia de Pratagy.

Praia de Garça Torta e Praia de Guaxuma

Terraço de uma casa beira-mar com gramado, quisque com teto triangular, árvores e piscina com a praia de Guaxuma à frente.
Uma dica é escolher uma casa de temporada nessas praias mais desertas, como a Paraíso Pé na Areia – Foto via Booking.com

As praias de Guaxuma e de Garça Torta são opções do litoral norte de Maceió localizadas a apenas 10 quilômetros de distância da praia de Ponta Verde. Elas são vizinhas e figuram como opções mais sossegadas, sem o agito da região central, mas também não ficam tão distantes do centro da cidade.

A infraestrutura nessas duas praias é bem básica, e há apenas alguns quiosques mais rústicos espalhados pela orla. Por outro lado, o destaque delas é justamente o clima tranquilo, típico de uma vila de pescadores. Imagine só alugar uma casa de temporada beira-mar nessas praias? Você vai ter bastante exclusividade para curtir o mar!

Veja onde se hospedar na praia da Garça Torta ou Praia de Guaxuma.

Praia do Gunga (Roteiro)

Vários coqueiros verdes brilhando com o raio do sol e o mar azul ao fundo
A Praia do Gunga é cercada por coqueiros – Foto: Legado600 via Wikimedia Commons
Área com coqueiros e areia, com vários carros de buggy e quadriciculos estacionados.
Os passeios de buggy são destaque na praia do Gunga – Fotos: Joyce Dias

A 40 minutos de distância de carro de Maceió, no município de Roteiro, a praia do Gunga é mais um pedaço de areia que você não pode deixar de visitar. Ela é bastante conhecida, considerada até uma das melhores praias do nordeste.

A praia do Gunga tem uma infraestrutura super completa, dispondo de feira de artesanato, diversos quiosques grandes na areia e um balcão com muitos passeios para fazer nas redondezas. Além disso, nessa praia o mar se encontra com a Lagoa do Roteiro, o que te possibilita mergulhar na água salgada e doce e ainda apreciar a imensidão da natureza em torno do oceano e da lagoa. É lindo demais!

Vale destacar que é cobrado estacionamento por veículo e, geralmente, os quiosques cobram consumação mínima ou uma taxa de permanência. Não há hospedagens no entorno do Gunga, sendo o município de Barra de São Miguel – onde tem várias pousadas em Barra de São Miguel – a melhor opção onde se hospedar.

Veja onde se hospedar perto da praia do Gunga.

Praia do Francês (Marechal Deodoro)

Vista aérea de Marechal Deodoro, na região da Praia do Francês. No lado esquerdo tem o mar, com uma orla cheia de pessoas e casas à direita.
Praia do Francês – Foto: @lucasmenesesphoto

A Praia do Francês fica bem pertinho de Maceió, a apenas 40 minutos de distância de carro, em Marechal Deodoro. Ela também é bastante famosa na região, por isso, é mais movimentada – principalmente nos finais de semana. Ela oferece uma infraestrutura muito boa com barracas de praia, orla para caminhar e diversas opções gastronômicas próximas.

Uma vantagem da praia do Francês é que o seu lado esquerdo tem uma barreira de corais que impede as ondas de chegarem à beira-mar. Desta forma, é uma área tranquila, similar a uma piscina natural, e muito indicada para familias com crianças. Já o lado direito é diferente, pois possui o mar mais agitado e ondas ótimas para surfistas. Há ainda passeios de barco até piscinas naturais em alto mar.

Veja onde se hospedar na praia do Francês.

Praia do Patacho (Porto de Pedras)

Praia do Patacho com coqueiros inclinados na orla, gramado, areia branca e o mar cristalino à direita.
A praia do Patacho é uma das mais lindas da região – Foto: Rafael Vianna Croffi via Flickr

A praia do Patacho fica ao sul de Maceió, a menos de duas horas e meia de distância de carro, em Porto de Pedras. Como de praxe desse lado do litoral alagoano, essa é uma praia mais deserta e com uma aparência paradisíaca apaixonante. O mar tem uma tonalidade super cristalina, a areia é branquinha e não há aquela movimentação de ambulantes e pessoas. É realmente um lugar para descansar com tranquidade!

Durante a maré baixa, a praia do Patacho fica ainda mais linda, porque a faixa de areia se estende mar adentro. Outro ponto alto é o luar, já que há quem diga que a lua não fica tão grande e brilhante em nenhum outro lugar. Fora isso, também há passeios de barco até às piscinas naturais.

Veja onde se hospedar na praia do Patacho.

Praia de Antunes (Maragogi)

Mulher de costas, olhando para o lado e sorrindo, com uma das mãos encostada em um coqueiro inclinado na praia de Antunes
Praia de Antunes em frente ao Maragogi Brisa Exclusive Hotel – Foto: Joyce Dias

Se você já ouviu alguém chamar essa região de Caribe brasileiro, certamente você entenderá nitidamente o porquê quando chegar em Maragogi. A cidade fica a duas horas e meia de carro da capital e une praias incríveis, azuladas e muitas piscinas naturais, sendo a de Antunes uma das mais famosas e com a melhor infraestrutura da cidade.

A paisagem da praia de Antunes, além do mar azul, também é formada por coqueiros inclinados – perfeitos para tirar fotos. O mar é calmo, com poucas ondas, tem uma temperatura super agradável e piscinas naturais com peixinhos coloridos. Há, também, passeios de buggy passando entre as praias de Maragogi, como a praia da Barra Grande (onde forma o Caminho de Moisés), praia de Xáreu e Praia Ponta de Mangue. Veja mais dicas no nosso post sobre o que fazer em Maragogi.

Veja onde se hospedar na praia de Antunes.

Praia de São Miguel dos Milagres

Mulher, com o corpo de lado olhando para frente, em uma praia de São Miguel dos Milagres com areia clara e mar azul ao fundo
A Praia de São Miguel dos Milagres é azulada e tranquila – Foto: Joyce Dias

São Miguel dos Milagres é mais um pedaço imperdível do Alagoas – foi um dos meus preferidos, inclusive 😊. A cidade é bem rústica, com clima típico de vila de pescadores, mas guarda praias que parecem terem sido pintadas a mão, de tão cristalinas. Além disso, por ser uma cidade mais tranquila, as praias também oferecem esse clima sossegado e paradisíaco.

A praia de São Miguel dos Milagres, por exemplo, tem uma cor que contrasta com o tom do céu formando um degradê azul que seus olhos vão até brilhar. Ela não tem muita infraestrutura na areia, o que pode ser uma vantagem para quem curte mais privacidade. Mas para quem busca comodidades na areia, há alguns beach clubs disponíveis, como o Santo Milagres (fiquei nele quando estive lá).

Outras praias de Milagres são: Praia de Porto da Rua, Praia do Toque (leia mais sobre ela abaixo), Praia do Riacho e Praia do Marceneiro.

Veja onde se hospedar na praia de São Miguel dos Milagres.

Praia do Toque (São Miguel dos Milagres)

Piscinas naturais da praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. A imagem tem barreiras naturais e um mar verde esmeralda transparente no meio, mostrando as pedras no fundo.
As piscinas naturais da praia do Toque são imperdíveis – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

A praia do Toque também fica em São Miguel dos Milagres e não poderia ficar de fora dessa lista. Ela tem uma preservação impecável, por isso, o mar transparente te permite ver a vida marinha a olho nu. Na maré baixa, a praia fica rasinha por quilômetros e você pode aproveitá-la com tranquilidade, principalmente se estiver com crianças.

Um destaque da praia do Toque são as piscinas naturais, vale muito a pena fazer um passeio de barco até elas e praticar snorkel para ver bem de pertinho os peixes coloridos no fundo do mar. Para os mais aventureiros, também é possível fazer mergulhos mais profundos.

Veja onde se hospedar na praia do Toque.

Praia do Carro Quebrado (Barra de Santo Antônio)

Vista da praia de Carro Quebrado pelo mirante do Carro Quebrado, em Alagoas. Na imagem é possível ver faléisas com gramado verde em cima e uma praia vazia à frente com areia branca e mar azulado.
Mirante do Carro Quebrado – Foto: Joyce Dias

A praia do Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, é deserta, com pouquíssimas pessoas na areia e infraestrutura bem rústica. Na verdade, há um ou outro quiosque improvisado com algumas opções de drinques e bebidas. Apesar disso, é um lugar incrível para aproveitar o mar sossegado e sem ver a hora passar.

A praia tem um mirante e é cercada de falésias coloridas, as quais são tiradas argilas de diversas cores para fazer pinturas no corpo. Essa prática era feita pelos índios Caetés e hoje segue como algo simbólico da região. Vale destacar que a praia tem difícil acesso, por isso é recomendado ir com alguma agência ou com pessoas que conheçam a localidade – eu fui com a WS Tur Receptivo e CVC.

Veja onde se hospedar perto da praia de Carro Quebrado.

Praia de Sonho Verde (Paripueira)

Praia de Sonho Verde com poucas ondas, um barquinho navegando no mar, algumas pessoas andando na areia e coqueiros beirando a orla
A Praia de Sonho Verde fica a uma hora de Maceió – Foto: Joyce Dias

A praia de Sonho Verde fica a pouco mais de 30 km de Maceió (sentido sul), sendo uma boa opção para quem quer sair do agito da capital e ir até um lugar mais tranquilo, sem precisar ficar muito tempo no trânsito. Eu conheci essa praia por meio de um passeio feito pela WS Tur Receptivo e CVC. Fui até Sonho Verde de van e depois até Carro Quebrado de Jipão. Foi bem legal e o caminho tem bastante paisagem.

A praia de Sonho Verde tem alguns beach clubs – fiquei no Anauê – e a faixa de areia não é tão disputada. O mar tem um tom verde esmeralda, as ondas são bem tímidas e a orla é cercada de coqueiros, o que deixa o cenário do local ainda mais bonito.

Veja onde se hospedar perto da praia de Sonho Verde.

Piscinas naturais em Maceió e região

Vista aérea das piscinas naturais de Maragogi. A imagem foi tirada em um dia ensolarado, o mar é transparente, tem barreiras de corais no meio e várias pessoas nadando entre elas. Há alguns barcos navegando.
As piscinas naturais de Maragogi são rasinhas e transparentes – Foto: @lucasmenesesphoto
Piscina natural Ponta de Mangue, em Maragogi, com uma lancha e várias pessoas nadando em um mar verde esmeralda e cristalino, sem ondas.
Piscina natural Ponta de Mangue, em Maragogi – Foto: Joyce Dias

As piscinas naturais são outras protagonistas das melhores praias de Maceió e região, por isso, não vá embora sem antes conhecer pelo menos uma. Para você entender melhor, na maré baixa, é comum as praias alagoanas ficarem rasas e com extensas faixas de areia. Essa condição do mar se assemelha a uma piscina por não ter ondas e as águas ficarem bem calminhas e transparentes.

Fora isso, também há as piscinas naturais que se formam em alto mar nas regiões da Costa dos Corais. E, para visitá-las, é necessário fazer um trajeto de barco, como as tradicionais jangadas, ou catamarãs e lanchas. Como eu já mencionei, eu fiz os meus passeios com a CVC, pois eles têm parceria com a WS Tur que faz esses tours de barco e incluem transfer do hotel até o ponto de saída. Indico muito essas empresas, porque foi uma preocupação a menos na minha viagem e eles trabalham com preços atrativos.

A Costa dos Corais é enorme e contempla desde o litoral sul de Pernambuco até o norte de Alagoas – é a maior do Brasil e segunda maior do mundo! Sendo assim, há várias piscinas naturais espalhadas pelo estado, e as mais famosas são as de Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira e as de Pajuçara, em Maceió.

Imagine só você nadar em alto mar, onde tem uma paisagem ao redor da imensidão do oceano, ver peixinhos nadando em sua volta, já que a água é super cristalina, e ainda relaxar em mar com temperatura amena… Uma delícia, não é? 🥰

Veja abaixo as melhores piscinas naturais de Maceió e região e já agende o seu passeio:

Dica sobre a tábua de marés

Algo muito importante de saber antes de planejar seu passeio às piscinas naturais – e até nas praias da região – é olhar a tábua de marés. Isso porque o mar muda muito entre a maré baixa e alta, fazendo com que você encontre um visual bem diferente dependendo do nível do mar e da lua (as indicadas são luas cheia e nova).

Resumindo, a dica principal é entrar no site da tábua de marés e ver qual horário o nível do mar está entre 0.0 e no máximo 0.5. Números maiores não são indicados para fazer esse tipo de passeio. Os barqueiros ficam por dentro disso e já agendam as saídas conforme a maré, inclusive, também controlam uma média de uma hora e meia de permanência nas piscinas para voltar com segurança, antes do mar subir novamente.

Melhores praias de Maceió para crianças

Quem vai com crianças para Maceió pode ficar muito tranquilo, pois há diversas praias sem ondas e até piscinas naturais para curtir com muita segurança o mar alagoano com os pequenos. Uma dica essencial é acompanhar a tábua de marés, como mencionado acima, pois quanto mais baixo o nível do mar, mais rasas e calmas estarão as praias.

Veja abaixo as praias de Maceió e região mais indicadas para famílias com crianças:

  • Praia de Ponta Verde (Maceió)
  • Praia do Toque (São Miguel dos Milagres)
  • Praia do Patacho (Porto de Pedras)
  • Praia do Francês (Marechal Deodoro)

Melhores praias de Maceió com boa infraestrutura

Separamos abaixo indicações de praias de Maceió e região para quem não abre mão de ter quioques, comércios, cadeiras e guarda-sóis na areia. Veja quais possuem a melhor infraestrutura:

  • Praia do Francês (Marechal Deodoro)
  • Praia do Gunga (Roteiro)
  • Praia de Ponta Verde (Maceió)
  • Praia de Pajuçara (Maceió)
  • Praia de Jatiúca (Maceió)

Melhores praias de Maceió desertas

Agora, para o viajante que procura sossego para curtir o mar sem muita agitação, abaixo separamos uma lista das praias de Maceió e região mais desertas e paradisíacas:

  • Praia de São Miguel dos Milagres
  • Praia do Patacho (Porto de Pedras)
  • Praia de Carro Quebrado (Barra de Santo Antônio)
  • Praias da Sereia e de Pratagy (Maceió)
  • Praias de Garça Torta e de Guaxuma (Maceió)

Melhores praias de Maceió para praticar esportes

Para surfar ou correr na areia, nem todas as praias são indicadas para praticar esportes. Uma curiosidade é que a praia do Francês recebe anualmente atletas nacionais e internacionais para o Macena Open e Pure Beach, grandes eventos de Beach Tennis. Pensando nisso, veja abaixo quais possuem faixa extensa de areia, ondas para surfe e infraestrutura para esportes no mar:

  • Praia do Francês (Marechal Deodoro)
  • Praia do Gunga (Roteiro)
  • Praia de Jatiúca (Maceió)
  • Praia do Toque (São Miguel dos Milagres)

Melhores praias onde ficar em Maceió

Mulher sentada em um balanço redondo do Ritz Lagoa da Anta com os braços abertos e apoiados no balanço. Há folhas verdes à direta e vista do mar ao fundo com coqueiros balançando
Eu me hospedei em três hotéis da região. Um deles foi o Ritz Lagoa da Anta – Foto: Joyce Dias

As melhores praias de Maceió para se hospedar são Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara, pois são centrais e rodeadas de comércios e restaurantes. Ficando em qualquer uma delas, você vai conseguir fazer muita coisa a pé e ainda ter facilidade para fazer os passeios nas cidades vizinhas.

Outra dica é também ficar nas hospedagens dos municípios ao redor da capital, pois assim você consegue ter mais tempo em outros destinos e se livra do trânsito. Eu, por exemplo, fiquei no Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, no Maragogi Brisa Exclusive Hotel, na praia de Antunes, e no Hotel Ponta Verde Francês, na praia do Francês. Compensou muito, porque eu pude fazer os passeios com mais tranquilidade, sem ficar preocupada com o retorno.

Vale destacar que a capital possui hotéis modernos e urbanos, e ao redor de Maceió já tem mais opções de hospedagens beira-mar e até excelentes pousadas boutiques e resorts all inclusive.

  • Praia de Ponta Verde (Maceió)
  • Praia de Pajuçara (Maceió)
  • Praia de Jatiúca (Maceió)

Hotéis em Maceió

Piscinas do Ritz Lagoa da Anta, um dos hotéis em Maceió, sendo o ambiente localizado praticamente à beira-mar, com apenas uma avenida separando-o da orla do mar. Há coqueiros no hotel e na praia
Clique na imagem e faça sua reserva no Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA

Você vai encontrar muitas opções de hospedagens espalhadas pela capital alagoana. Por isso, abaixo nós separamos os nossos hotéis em Maceió preferidos para te ajudar. Confira e, se quiser mais dicas, conheça também as pousadas em Maceió e os resorts em Maceió:

Veja todas as opções de hotéis em Maceió.

Veja outros posts com indicações de hospedagens ao longo do estado de Alagoas:

Rota ecológica em Alagoas

Foto de um mirante com vista da praia do Patacho. À esquerda tem árvores verdes e alguns galhos, e à direita tem a praia com faixa de areia branca e mar transparente
A praia do Patacho faz parte da Rota Ecológica – Foto: Edson Carvalho via Wikimedia Commons

A Rota ecológica é um roteiro pelo estado de Alagoas que inclui as praias mais paradisíacas da região da Costa dos Corais. Ela vai de Japaratinga a Camaragibe, e passa pelos pedaços de areia localizados em cidades pequenas da região, como São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

A rota é muito indicada para quem gosta de fazer road trip e curte praias mais desertas, tranquilas e cristalinas. Algumas das praias do roteiro são: praia do Patacho, praia do Toque e até a Associação Peixe Boi, em Tatuamunha.

O que fazer em Maceió

Mulher em cima de um JIpe com os braços abertos sorrindo. O carro está no mirante do Carro Quebrado, com gramado e vista panorâmica do mar.
Mirante do Carro Quebrado, a uma hora e meia do centro de Maceió – Foto: Joyce Dias

Há muito o que fazer em Maceió e região além das praias. Só na capital, há o Pavilhão do Artesanato, os bairros históricos Pontal da Barra e Jaraguá, além de museus e catedrais para você visitar. Já nas redondezas, também têm outras cidades bem próximas que merecem sua atenção: Maragogi, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro são algumas delas.

Abaixo, tem um resumo dos principais pontos turísticos para você incluir no seu roteiro. E se quiser ficar por dentro de tudo, recomendamos ler nosso post completo com mais dicas de passeios.

  • Praias centrais de Maceió (Ponta Verde, Pajuçara e Jatíuca)
  • Marco dos Corais
  • Piscinas naturais da Pajuçara
  • Pavilhão do Artesanato
  • Pontal da Barra e lagoa Mundaú
  • Praias e piscinas naturais de Maragogi
  • Praias e passeio de buggy em São Miguel dos Milagres

Restaurantes em Maceió

Mesa self service com diferentes tipos de bolos e doces e panelas com receitas salgadas ao fundo. Há algumas pessoas se servindo com pratos e colher na mão
O Bodega do Sertão é o melhor restaurante em Maceió de comida regional – Foto: Joyce Dias

Carne de sol, chiclete de camarão, tapiocas, cuscuz, moqueca de frutos do mar e cocada são alguns dos pratos típicos da região. O Bodega do Sertão é especialista na culinária regional, vale muito a pena conhecê-lo para incluir o verdadeiro sabor nordestino na sua experiência de viagem. 😋

Mas além da cozinha regional, a capital alagoana também oferece uma gastronomia variada entre os seus diversos restaurantes em Maceió. Veja alguns dos mais famosos abaixo:

Maceió – Guia de viagem

Placa escrito "Marco dos Corais" com uma parede baixa de vidro e o mar de fundo. O local é um dos pontos turísticos em Maceió
Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde, em Maceió – Foto: Joyce Dias

Maceió, capital do Alagoas, é uma cidade vibrante! E não é para menos, já que com sua natureza abundante, cultura alegre e gastronômia irresistível, uma viagem para lá certamente é um marco de experiência para qualquer viajante.

O estado alagoano é bem pequeno, desta forma, uma viagem à Maceió também rende passeios às cidades vizinhas, porque ficam muito próximas e possuem atrações imperdíveis entre praias cristalinas, piscinas naturais e muita natureza colorida.

E se você está na dúvida de quando ir, saiba que esse é um destino para visitar em qualquer época. O calor lá é intenso durante o ano todo, mas só vale destacar que o verão é a alta temporada e quando a região fica mais lotada. Já o inverno é mais vazio, há pequenos períodos de chuva e mais promoções de passagens aéreas.

Veja também:

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se tem, porém ele não atende a região de destino, contratar um seguro viagem nacional é uma ótima dica. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Maceió

Quer garantir uma passagem para Maceió com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro em Maceió

Você sabia que pode alugar um carro em Maceió online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes:

Qual é a praia mais bonita de Maceió?
As praias mais bonitas de Maceió são Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Ao norte da capital, há outras mais desertas, como Praia de Garça Torta e Praia de Guaxuma. Também vale a pena conhecer as praias de cidades vizinhas, como Praia do Patacho e Praia do Gunga.

Qual é a melhor praia para banho em Maceió?
A praia de Ponta Verde é excelente para banho, principalmente na maré baixa, pois fica igual a uma piscina natural. Além disso, por ter o mar transparente, dá até para ver peixinhos nadando entre os recifes de corais.

Quais são as melhores praias de Maceió para se hospedar?
As melhores praias onde ficar em Maceió são: Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Ao redor da capital também há excelentes hospedagens, como os hotéis em Maragogi, pousadas na praia do Patacho e pousadas em Barra de São Miguel. Veja mais onde ficar na região.

Quais melhores praias de Maceió para visitar?
Além das praias centrais, há ótimas praias no norte de Maceió para visitar. Nas cidades vizinhas também tem lindos pedaços de areia, como em Maragogi, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro. Alguns dos nomes mais famosos são: praia de Ponta Verde, praia de Antunes, praia do Patacho, praia do Gunga e praia do Francês.

Quais são as melhores praias de Maceió para famílias com crianças?
As praias em Maceió e região mais indicadas para famílias com crianças são: Praia de Ponta Verde (Maceió), Praia do Toque (São Miguel dos Milagres), Praia do Patacho (Porto de Pedras) e Praia do Francês (Marechal Deodoro).