Peru

O que fazer em Lima: Dicas para quem vai visitar a cidade de 1 a 5 dias

Vamos te contar tudo o que fazer em Lima! Já faz alguns anos que a capital peruana deixou de ser apenas uma conexão para quem deseja ir a Cusco ou Machu Picchu. Com uma gastronomia premiada internacionalmente, a cidade oferece um mix de cultura, história e sítios arqueológicos.

>> Leia também nossas dicas Passeios em Cusco – 10 programas imperdíveis na cidade

O conquistador espanhol Francisco Pizarro fundou a cidade em 1535 e, após a Guerra da Independência Peruana, Lima tornou-se a capital do país.

A cidade possui pontos turísticos incríveis, parques encantadores, vida noturna intensa e boas compras. Além disso, há passeios próximos que incluem visita a uma ilha no Oceano Pacífico e roteiros radicais em um oásis no deserto de Huacachina.

Lima é um ótimo ponto de partida para uma experiência fantástica de tudo o que fazer no Peru! Quer saber mais sobre a cidade? Continue lendo!


Esteja prevenido com seguro viagem!
Ter um seguro na hora do aperto faz toda diferença.
Clique aqui e adquira o seu (use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% off)


Nesse post você vai ver:

Mapa dos pontos turísticos de Lima Peru

O que fazer em Lima em 1 dia

Centro Histórico

Comece sua visita no centro histórico de Lima pela Plaza de Armas. O local é perfeito para conhecer a história de Lima. É possível visitar a Catedral de Lima e o Palácio do Governo, também conhecido como Casa de Pizarro. Esta é a residência oficial do presidente peruano.

Um passeio imperdível é a Igreja e o Convento São Francisco de Assis, em que se localizam as catacumbas e as criptas. O mais impressionante é que as ossadas estão expostas para o público. A visita é guiada, mas não há necessidade de reservar antes. O tour acontece todos os dias (9h às 20h15), em inglês e espanhol.

Parte da Plaza de Armas, no centro histórico de Lima – Foto: Paulo Guereta via Flickr

Para quem gosta de visitar museus, o Palácio do Arcebispo é uma boa sugestão. Fica bem próximo da Catedral de Lima. Ele existe desde 2010 e abriga pinturas e esculturas do séculos XVI ao XIX. Ao todo são 30 salas, sendo que o destaque é a Capela Arcebispal esculpida em folhas de ouro.

Não deixe também de passear nas ruas em torno da Plaza das Armas. Há bastante lojas de artesanato e também o Museo del Pisco (Jirón Carabaya 193, Cercado de Lima), onde você degusta a bebida alcoólica mais tradicional do Peru – o famoso Pisco Sour.

A bebida mais tradicional do Peru – o Pisco Sour do Museo del Pisco – foto: Bex Walton via Flickr

Larcomar

No bairro de Miraflores, encontra-se o famoso shopping Larcomar, com uma linda vista para o Oceano Pacífico. Você pode fazer compras ou caminhar até o Parque do Amor. Além de admirar uma linda paisagem, tire uma foto na estátua “O Beijo”, de Victor Delfín.

Para os que gostam de experiências radicais, diversas empresas oferecem voos de parapente com uma vista deslumbrante sob o mar.

O shopping Larcomar com vista para o oceano – Foto: Miguel Vera León via Flickr
O Beijo, de Victor Delfín, no Parque do Amor, em Lima

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que fazer em Lima em 2 dias

Huaca Pucllana – As Ruinas Pré-Incas

O sítio arqueológico de Huaca Pucllana é surpreendente. Ele fica localizado no meio da cidade e oferece uma visão clara da mistura entre o passado e o presente. Ao todo, as pirâmides ocupam cerca de 150 mil m².

O local abrigava comunidades por volta de 200 d.C., que tinham sua própria administração, leis e crenças. A visita é realizada somente com guias, todos os dias (exceto terças-feiras), das 9h00 às 17h00. Há um restaurante no local, onde você pode almoçar e jantar observando o conjunto arquitetônico.


Vai alugar um carro para sua viagem?

Com a RentCars você garante o melhor preço, sem IOF, e paga em até 12x sem juros. Clique Aqui e aproveite agora mesmo!


Museo Larco Herrera

O Museo Larco Herrera é um dos mais importantes da América do Sul. Ele reúne uma coleção de mais de cinco mil anos de história.

São objetos arqueológicos e obras de arte que mostram o passado e a riqueza do Peru e do continente. É possível entender um pouco mais do significado da trilogia Inca: o Condor (mundo superior), o Puma (mundo terrestre) e a Serpente (mundo subterrâneo).

Sem dar nenhum spoiler, há uma sala dedicada a evolução da arte erótica desde o período pré-inca. É muito interessante observar a reação do público!

Entrada do museu – Foto: Cloé François via Flickr

Parque de la Reserva

Para terminar o segundo dia, opte por conhecer o Parque da Reserva e suas diversas fontes. Elas possuem iluminação especial e há três shows noturnos. Cada fonte “dança” conforme o ritmo da música e diversos hologramas são projetados. Horários: 19h15, 20h15 e 21h30.

Impressionante show das fontes no Parque da Reserva – Foto: Christian Córdova via Flickr

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que fazer em Lima em 3 dias

Mercado Inca

Perfeito para comprar artesanatos e todas as lembrancinhas possíveis. Há uma variedade de produtos típicos peruanos desde roupas, pantufas e até bebidas. Pesquise bastante entre um vendedor e outro.

Entrada do Mercado Inca – Foto: Yusuki Kawasaki via Flickr

MATE – Museo Mario Testino

Se você é fã de fotografia, você vai adorar conhecer o museu de um dos maiores fotógrafos do mundo. O peruano Mario Testino é conhecido por clicar diversas celebridades e personalidades.

É possível ver o ensaio que ele realizou com a Princesa Diana. Aliás, o vestido que ela usou na ocasião está exposto. Há também painéis com fotos das cantoras Beyoncé, Lady Gaga e muito mais!

Testino também reservou uma ala para uma exposição especial sobre a cultura peruana. As fotos são de tirar o fôlego!

Fachada do MATE (Museo Mario Testino) – Foto: site oficial

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

Oque fazer em Lima em 4 dias

Mercado do Surquillo

Este não é um passeio turístico! O Mercado Suquillo é mais frequentado por moradores de Lima. É um programa ideal para quem quer fugir do roteiro tradicional, interessante para conhecer produtos regionais e provar comidas inusitadas.

Muito similar ao Mercadão de São Paulo, é um ambiente muito simples, porém você pode encontrar pratos de ceviches deliciosos por apenas 20 soles (cerca de 23 reais).


Não deixe de fazer o seu Seguro Viagem ainda hoje!

Nós temos um cupom de 5% de desconto para você! Use o código DICASDEVIAGEM5 no SegurosPromo, o melhor comparador de coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado. Confira já!


Banca com vegetais no Mercado de Surquillo, em Lima – Foto: Tomas Sobek via Flickr

Parque Kennedy

O Parque Kennedy é uma boa opção para fazer uma caminhada na parte da tarde. Ele fica localizado no Bairro de Miraflores, por isso é também conhecido como Parque Central de Miraflores. Ao seu redor, possui restaurantes e lojas e feirinhas de artesanato.

Existem diversos gatos no local, que são alimentados pela própria população. Diz a lenda que foram levados até ali para cuidar de um problema com ratos, mas acabaram formando famílias e adotaram o parque como um lar!

Gatinho em meio às flores do Parque Kennedy – Foto: flexbox via Flickr

Calle de las Pizzas

Ao lado do Parque Kennedy, fica localizado a Calle de las Pizzas. É um programa ideal para terminar a noite em algum bar ou restaurante. E apesar do nome da rua, fique tranquilo, o cardápio vai muito além das tradicionais pizzas. 😉

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que fazer em Lima em 5 dias

Museu do Ouro

Como o próprio nome diz, há uma exposição de mais de seis mil peças de ouro, como vasos, roupas e joias. Os armamentos traçam um panorama da história do país desde a era pré-colombiana até a atualidade. Há opção de fazer o tour guiados pelo Museu do Ouro ao longo do dia.

Entrada do Museu do Ouro – Foto: FB Museo Oro del Perú

Ruinas de Pachacámac

Para quem deseja conhecer mais um pouco da história pré-inca, Pachacámac pode ser uma boa opção. Leve em consideração que o passeio tem a duração de meio dia, já que o local fica a 40 km de Lima.

Há excursões vendidas por agências locais que fazem o trajeto e oferecem guia para o passeio. Para quem visitou Huaca Pucllana, o sítio arqueológico não oferece coisas inéditas. As primeiras ocupações do território aconteceram 5.000 A.C.

As ruínas de Pachacámac – Foto: jipe7 via Flickr

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que fazer durante sua conexão em Lima

Caso você tenha algumas horas pela cidade, escolha fazer o passeio pelo Centro Histórico ou pelo Bairro de Miraflores (que engloba Larcomar e Parque do Amor).

Assim, você terá um gostinho do que a capital oferece, e ainda pode degustar de sua culinária provando um autêntico ceviche no almoço durante a sua escala em Lima.

Uma ótima opção é o restaurante El Mercado, do chef Rafael Osterling. Ele oferece a típica comida peruana com sabores deliciosos. O ceviche Mix Sureño é delicioso e o preço é acessível.

Detalhe: o restaurante fica aberto até às 17h. Fecha às segundas.

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que fazer em Lima à noite

Se você prefere algo mais tranquilo, escolha um jantar em um dos restaurantes mais famosos da culinária peruana.

O mais requisitado é o Astrid & Gastón Casa Moreyra. O chef Gastón Acurio está na lista dos mais premiados do mundo na alta gastronomia. A opção é válida para aqueles que estão dispostos a pagar um pouco mais. Além disso, é necessário fazer reserva com um bom tempo de antecedência.

Caso você queira um jantar mais descontraído, opte pelo Tanta, uma franquia de restaurantes do chef Gastón Acurio, com preços mais acessíveis. Não deixe de provar o Ají de Gallina, um saboroso frango com molho de queijo, pimentão amarelo e pimenta mirasol. Tudo acompanhado com arroz e batata.

O requintado Restaurante Astrid & Gastón, em Lima – Foto: FB Astrid & Gastón
O Ají de Gallina do chef Gastón Acurio, do Tanta – Foto: FB Astrid & Gastón

Para os que estão afim de curtição, o Bairro Barranco é perfeito. Experimente os drinks de pisco do Ayahuasca Restobar. O ambiente é perfeito para conhecer pessoas e paquerar.

O Picas é um bar localizado embaixo da Ponte dos Suspiros. Lá é possível curtir com amigos e ouvir música ao vivo. Após a meia-noite, o local torna-se uma balada de música eletrônica.

Para dançar música latina, vale a pena conhecer o La Peña del Carajo.

Bar do Ayahuasca Restobar – Foto: FB Ayahuasca Restobar

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que fazer em Lima e arredores

Ilhas Ballestas e Deserto de Huacachina

Algumas empresas oferecem um dia de excursão que contempla três passeios: pela manhã há um tour de barco nas Ilhas Ballestas, onde você pode observar leões marinhos e pinguins de pertinho.

Na parte da tarde, você conhece o deserto de Huacachina. Em um passeio de buggy pelas dunas, onde você encontra um oásis belíssimo. É o cenário ideal para fotos espetaculares! Retornando para Lima, na cidade de Ica, você descobre como é feito o Pisco, com direito a degustação.

Leão Marinho nas Ilhas Ballestas – Foto: unukorno via Flickr
O oásis no meio do deserto de Huacachina

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

Onde ficar em Lima Peru

Para sua viagem em Lima ser a melhor possível, nada como uma hospedagem em boa localização, não é mesmo? Confira as opções que selecionamos para você:

Se estiver procurando um ótimo hotel, de nível cinco estrelas, o JW Marriott Hotel Lima ($$$) pode ser a sua melhor escolha, localizado no bairro de Miraflores. O Casa Andina Premium ($$$) fica no mesmo bairro e também é um ótimo hotel, bem próximo ao Parque Kennedy.

O Belma Boutique ($$) é um Bed & Breakfast muito indicado, próximo ao shopping Larcomar e com instalações super charmosas. O Hotel Tierra Viva Mendiburu ($$) fica perto do Huaca Pucllana e de outros pontos turísticos da cidade, além de oferecer um ótimo serviço. O Tierra Viva Miraflores Centro ($$) é do mesmo grupo, com localização ainda mais privilegiada.

O Libre Hotel, BW Signature Collection by Best Western ($$) é um hotel com instalações novas e ótimo custo-benefício. O La Quilla House ($) é uma opção mais em conta, com ótima receptividade da anfitriã e quartos grandes. Ainda mais econômico, o Orchid Hostels ($) é uma hospedagem super confortável, e oferece até aula de yoga aos hóspedes.

>> Vai viajar para o Peru depois de se casar? Confira nossas indicações para curtir muito uma Lua de Mel em Lima

Fachada do JW Marriott, área comum do Tierra Viva Centro, e corredores do Orchid Hostel

Passeios e ingressos em Lima

Visite a Catedral na Plaza Mayor durante o free tour por Lima – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios em Lima? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Lima.

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Lima

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira?

Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

1) Já comprou sua passagem aérea?

Onde Comprar: Vai de Promo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Peru, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

3) Seguro viagem para Lima

Contratar um seguro viagem para Lima é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

4) Chip de internet para Lima

Que tal passar toda sua temporada em Lima 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Lima. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Obs:  Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Além disso, vale a pena conferir outras informações úteis para sua viagem para Lima, no Peru:

Leia Também

dicasdeviagem

View Comments

  • Simplesmente ameeei esse seu post!! Quero ir pra Lima ano que vem e to na fase de pesquisa. Ler esse texto caiu como uma luva! Hahaha… Obrigado pelas dicas.

    • Oi Daniela, que bom que gostou! Depois conta pra gente como foi a sua viagem! Aproveite.

  • Algumas dicas até são boas mas com a realidade brasileira, pelo menos para mim, foi ótimo ficar no centro histórico de Lima com várias opções de comidas peruanas e hotéis com a metade do preço de Miraflores. Aliás, além de parecer uma cidade, Miraflores, é longe. Temos litorais fantásticos no Brasil, entonces... rsrs

  • Olá! Queria saber sobre as melhores casas de câmbio em Miraflores. Tem dicas?!

    • Oi Raquel! Tudo bom?
      Olha, minha dica é você caminhar pela Avenida José Pardo, em Miraflores.
      É lá onde está a maioria das casas de câmbio, o que significa que dá pra você comparar, no mesmo dia, qual está com a menor ou maior taxa. Assim você evita qualquer prejuízo. ;-)
      Bon voyage!

  • Bom dia , tudo bem ?

    Comprei os melhores passeios para lima você acha que vale a pena ir em alguma praia ? tipo la hermosa?

    Sobre dinheiro eu levo dólar daqui e troco por soles lá ?

    • Oi, Vanessa! Tudo bem?

      Vale sim a pena conhecer as praias de Lima! A La Hermosa possui uma excelente estrutura, mas é importante prestar atenção ao mar, já que, dependendo da hora, as ondas podem estar bem fortes, o que pode ser um ótimo passeio se você gosta de surfar. Já as praias mais ao sul de Lima, pelo distrito de Miraflores, são as mais calmas, sendo as do Circuito Costa Verde boas opções para famílias. Outras ótimas alternativa são a San Miguel e a Praia de Santa Maria.

      Sobre o dinheiro, é sim mais indicado levar dólares e ir trocando em casas de câmbio por lá à medida que você for precisando. Isso porque existem vários lugares que aceitam dólares, contudo, nas compras em comércios e lojinhas menores o ideal é pagar em soles mesmo! ;)

      Espero ter ajudado, tenha uma ótima viagem!

Recent Posts

Patagônia Chilena – Roteiro por Chaitén, Futaleufú e Palena

Em uma área com mais de 2.800 km de extensão, existem inúmeros roteiros para conhecer…

5 horas ago

10 motivos para fechar um intercâmbio agora mesmo

Poucas coisas na vida são tão enriquecedoras quanto uma viagem. Melhor ainda, é quando essa viagem…

5 horas ago

Como ser voluntário pelo mundo

Se você quer uma experiência de viagem diferente, contribuindo com a comunidade ou negócios locais…

5 horas ago

11 Melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal

Poucos cenários são tão românticos como esse: um pedido de casamento, no frio da Noruega,…

5 horas ago

De mala pronta! O que levar para a trilha

Um dos maiores desafios da minha viagem recente ao Peru foi, sem dúvida, fazer a…

5 horas ago

O que levar para o Salar de Uyuni

A primeira vez que ouvi falar sobre o Salar de Uyuni foi há mais de…

5 horas ago