Selecionamos ótimas dicas para quem quer conhecer a cidade e ter a certeza de que fará o roteiro com os melhores passeios em Cusco. Visitar o antigo centro do império Inca, em meio as paisagens deslumbrantes dos Andes peruanos, é definitivamente uma viagem que deveria entrar em sua “lista de desejos”.

Cusco é muito mais do que uma parada rápida antes de subir para a maior atração turística do Peru, Machu Picchu, ou outros pontos famosos do país. Vale a pena dedicar de um a dois dias para aclimatar às altitudes em Cusco e conhecer a mistura da influência hispânica e Inca no centro da cidade.

Fazer day-trips para outros antigos monumentos Incas, degustar a culinária local no mercado principal da cidade ou até mesmo conhecer paisagens incríveis em um passeio de bike… São algumas das dicas incríveis que reservamos para você. Confira na lista abaixo:

Melhores passeios em Cusco

1) Choquequirao

Pouca gente já ouviu falar de Choquequirao, a cidade irmã de Machu Picchu. Isso faz com que a região seja uma pérola escondida entre os monumentos históricos do país. A cidade era um antigo centro comercial e religioso do império Inca e é bem menos visitada do que a famosa Machu Picchu.

Vista do alto das ruinas de Choquiquerao

2) Machu Picchu 

Para conhecer o cartão-postal do Peru, é preciso chegar antes em Cusco. Depois de conhecer a cidade, pegue um trem até a cidade perdida ou comece uma das trilhas que levam à Machu Picchu. Considerada Patriomonio da Humanidade da UNESCO, o Santuário Histórico de Machu Picchu  encanta milhões de visitantes todos os anos, por sua energia, histórias e fascínios.

Você pode comprar o ingresso à Machu Picchu pela internet no site do governo peruano.

o que fazer no peru machu picchu | ingresso para Machu Picchu

3) Catedral de Cusco

Conhecer às criptas dentro da enorme Catedral de Cusco é um passeio à parte. A catedral, símbolo da conquista hispânica, contém um típico toque peruano na réplica da “Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, um porquinho-da-índia aparece em uma das telas. Vale notar! A Catedral de Cusco fica na Praça das Armas, que vamos falar mais no próximo item.

4) Praça das Armas

A Praça das Armas é o centro cultural da cidade. Restaurantes, bares e cafeterias com uma linda vista da cidade circundam a praça e a monumental Catedral de Cusco. Os estabelecimentos ali são perfeitos para passar uma tarde se aclimatando com a elevação da cidade.

5) Passeio de Bike 

Uma ótima day-trip para fazer à partir de Cusco é um passeio de bike para as ruínas incas de Moray e para as salinas de Maras. O passeio de bike é uma excelente maneira de conhecer o local.

Passeio de bike pelas Salinas de Maras

6) Distrito de San Blas

O bairro de San Blas é um dos destaques da cidade por sua atmosfera de lojas cheias de artesanato, além de sua pitoresca arquitetura. O distrito de San Blás fica pertinho da Praça das Armas, mas prepare-se para uma longa subida íngreme.

Vale notar quando estiver por lá a remanescente estrada Inca que atravessa o bairro, Hatunrumiyoc, parte do passado da cidade. Pequenas lojas e galerias de arte preenchem as ruas, fazendo o local perfeito para presentinhos e souvenirs autênticos da viagem (melhor do que os que você encontra na Plaza de Armas).

7) Cerro Colorado Vinicunca

Já viu aquelas montanhas que mais parecem um arco-íris no Peru? Elas são o Cerro Colorado Vinicunca. Essa maravilha natural da América do Sul merece ser preservada e conhecida por quem gosta de natureza. Algumas agências especialistas em passeios em Cusco oferecem day-tours para à montanha (mas prepare-se para chegar junto com uma enxurrada de turistas).

Também é possível fazer o trajeto de ônibus, taxi ou carro alugado. Saindo de Cusco, são 3 horas de estrada até o início da trilha. Depois, mais 15km de caminhada ida e volta para conhecer o local.

o que fazer no peru
Montanha Colorida de Ausangate

8) Sacsayhuaman

A uma caminhada de 45 minutos do centro da cidade, vale a pena a visita para conhecer mais um deslumbrante monumento Inca na cidade – que de quebra oferece vistas incríveis da cidade de Cusco.

Sacsayhuama era um local religioso, bem como o cenário de uma sangrenta batalha entre as forças inca e os conquistadores espanhóis. Vale a pena contratar um guia por uma pequena taxa ou comprar um passeio pela cidade que inclua o local para ter uma explicação completa sobre sua história.

9) Mercado Central de San Pedro

Ao contrário de muitos mercados em cidades turísticas ao redor do mundo, O mercado Central de San Pedro não é uma famosa atração turística. Porém, vale a visita.

Fica a apenas oito minutos de caminhada da Plaza das Armas e por lá, você pode desfrutar verdadeiros achados da culinária peruana, almoçar por lá, e até encontrar bons souvernis para levar de volta para casa.

10) Santuario Animal de Cochahuasi

Quem não sonha em conhecer uma Lhama? Melhor ainda é se elas são resgatadas de situações de maltrato e são protegidas em um santuário de animais. Se você quiser um contato maior com os típicos animais andinos, conhecer o Santuário Animal de Cochahuasi é uma boa opção. O passeio é ainda mais indicado para crianças e famílias.

E você? Já sabe quais passeios em Cusco você vai escolher para a sua viagem? Comente aqui!

Seguro viagem para Cusco

Contratar um seguro viagem para Cusco é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS