Estive no Vale Sagrado dos Incas, no Peru, e voltei com todas as informações que você precisa saber antes de começar sua viagem!

O Vale Sagrado dos Incas é uma das regiões mais turísticas do Peru, com belíssimos cenários acompanhando a estrada que leva desde Cusco até a montanha sagrada de Machu Picchu. Localizado na província de Urubamba, o vale acompanha o percurso do rio Urubamba (Vilcanota) e leva o viajante a diversos vilarejos e pontos históricos impressionantes.

A região é conhecida pela forte influência inca e toda a herança viva que persiste até os dias de hoje nos costumes, roupas, artesanato, crenças religiosas, arquitetura e até mesmo no idioma quéchua, falado em algumas vilas mais afastadas. Conhecer esse destino é um verdadeiro privilégio que vale a pena investir.

Assim, se você ainda não conhece muito a respeito do Vale Sagrado, leia este conteúdo na íntegra e confira tudo o que precisa saber para montar um roteiro imperdível.

O que fazer em Vale Sagrado dos Incas

nátalie guimarães em pé, no lado esquerdo da imagem, posando para a foto enquanto olha para trás, onde já várias piscinas de águas salgadas em tons marrons e brancos nas Salinas de Maras, um dos destinos sobre o que fazer no Vale Sagrado dos Incas
Salinas de Maras – Foto: Nátalie Guimarães
nátalie guimarães posando para a foto no centro da imagem. Ela usa as roupas típicas do vilarejo em Chinchero, no Vale Sagrado dos Incas: uma saia de lã preta com bordas vermelhas, um chapéu vermelho e um casaco azul com desenhos costurados.
Comunidad Umasbamba em Chinchero – Foto: Nátalie Guimarães
sítio arqueológico de moray, no vale sagrado dos incas, um dos principais sítios da região. O local também era usado como laboratório agrícola.
Sítio arqueológico de Moray – Foto: Nátalie Guimarães

Em minha viagem encontrei muito o que fazer no Vale Sagrado dos Incas, desde Cusco até Machu Picchu. Assim, posso afirmar, com certeza, de que você vai encontrar diversos sítios arqueológicos bem preservados, lindas paisagens das montanhas andinas e muitas experiências exclusivas.

Começando pela a Capital Inca que oferece muitas atrações na Plaza de Armas e arredores, como a Igreja da Companhia de Jesus, a Catedral Basílica da Virgem da Assunção, o Museu de Arte Pre-Colombino e o Templo do Sol. Além disso, possui ótimos sítios arqueológicos, como Saqsayhuaman, Tambomachay, Q’enqo e Puka Pukara.

E por falar em lugares históricos, não deixe de visitar Písaq, Moray e Ollantaytambo. Cada uma destas cidades possui seu próprio sítio arqueológico com setores urbanos, agrícolas e religiosos. Porém, além da história local, o Vale Sagrado é perfeito para comprar artesanatos e artigos de qualidade nos mercados e feiras.

Outras atividades que você encontra são os esportes radicais, como rafting no rio Urubamba, bungee jumping em Poroy, ou tirolesa e escalada nas paredes rochosas do Vale Sagrado!

Confira uma lista com tudo o que fazer no Vale Sagrado dos Incas:

  1. Cusco
  2. Sítio arqueológico e Mercado de Písac
  3. Comunidad Umasbamba em Chinchero
  4. Salinas de Maras
  5. Sítio Arqueológico de Moray
  6. Sítio Arqueológico de Ollantaytambo
  7. Awana Kancha
  8. Excursão ao Lago Piuray
  9. Cavalgada às margens do Rio Urubamba
  10. Passeio de quadriciclo no Vale Sagrado
  11. Passeio de bike no Vale Sagrado
  12. Voo de Parapente no Vale Sagrado
  13. Museu de Cultura Viva de Yucay
  14. Machu Picchu
  15. Excursão a Lagoa Humantay
  16. Choquequirao
  17. Excursão a Urco
  18. Museu Inkariy em Calca
  19. Tour do chocolate pelo Vale Sagrado dos Incas
  20. Tour privado de artesanato pelo Vale Sagrado dos Incas
  21. Elaboração de pachamanca com degustação

Onde ficar no Vale Sagrado dos Incas

Se você ainda não decidiu onde ficar no Vale Sagrado dos Incas, saiba que os principais povoados para se hospedar são Urubamba, Pisaq e Ollantaytambo. Essas três cidades contam com mais infraestrutura e uma rede hoteleira diversa, atendendo desde estadias mais econômicas até hospedagens luxuosas.

Além disso, você também pode optar pelos hotéis em Cusco, onde é possível contratar tours diários para diferentes atrações e pontos turísticos a partir dali. E não se esqueça de reservar um dos hotéis em Machu Picchu para deixar sua viagem ainda mais completa. 😉

Veja abaixo as principais indicações de hospedagem no vale histórico:

Hotéis no Vale Sagrado dos Incas

Clique na imagem e faça sua reserva na Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas

Em minha estadia no Vale Sagrado, fiquei hospedada na Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas, em Urubamba. É um local super amplo, confortável e com variedade de experiências disponíveis para crianças e adultos. Mas, caso queira outras opções de hotéis, pode consultar nossa lista de recomendações:

Conheça mais hotéis no Vale Sagrado dos Incas para garantir a estadia perfeita.

Hostels no Vale Sagrado dos Incas

Vista frontal do Wolf Totem Steam Punk Guesthouse, uma construção de dois andares sobre um muro de pedras. O segundo andar é todo revestido em vidro.
Clique na imagem e faça sua reserva no Wolf Totem Steam Punk Guesthouse

Quem estiver a procura de uma hospedagem mais econômica na região, vale a pena conhecer essas opções de hostels no Vale Sagrado. As principais indicações ficam em Pisac, porém você também pode encontrar outros locais em Ollantaytambo. Dê só uma olhada:

Veja todas as opções de hostel no Vale Sagrado.

Onde comer no Vale Sagrado dos Incas

prato quadrangular azul com massa ao molho branco, tomates picados formando um caminho no meio do prato e uma batata cortada e assada em espiral bem cima do molho no restaurante el huacatay, em Urubamba, no Vale Sagrado dos Incas
Restaurante El Huacatay em Urubamba – Foto: Nátalie Guimarães
duas mãos brancas, femininas, segurando um milho bem amarelinho no centro da imagem.
Choclo con queso em Pisaq – Foto: Nátalie Guimarães
prato arredondado branco com uma sopa de quinoa, legumes assados em cima, acompanhado de tomates cerejas e filés de frango a milanesa do restaurante iskay em maras, no vale sagrado dos incas
Restaurante Iskay em Maras – Foto: Nátalie Guimarães

Um dos melhores lugares onde comer no Vale Sagrado é em Urubamba, que oferece diversos restaurantes e é ponto de parada da maioria dos tours de Cusco para almoço e jantar.

Algumas boas indicações são os restaurantes El Huacatay e Tunupa, com pratos variados e excelente gastronomia. Já o restaurante El Huerto, por exemplo, é ideal para um jantar a dois. Ele fica dentro do Belmond Hotel Rio Sagrado e conta com um espaço intimista e mais romântico, além de um atendimento impecável.

Agora, se deseja uma experiência exclusiva e saborear sua refeição com uma vista panorâmica das montanhas andinas, o restaurante Iskay em Maras é a escolha certa. E para quem procura um local mais econômico, sem perder a qualidade, pode optar pelo restaurante El Albergue em Ollantaytambo.

Conheça um resumo com os melhores restaurantes no Vale Sagrado dos Incas:

Quando ir para o Vale Sagrado dos Incas

A melhor época para visitar o Vale Sagrado é durante a estação de seca que ocorre entre os meses de abril a outubro, na alta temporada. O clima fica bem aberto, com bastante sol durante os dias e as noites mais frias, permitindo conhecer diversas atrações sem a preocupação de carregar um guarda-chuva ou capa na mochila.

Eu, por outro lado, fiz minha viagem em dezembro, durante a estação chuvosa que caracteriza a baixa temporada, e vai de novembro a março. E mesmo com as chuvas finas e esparsas que invadiam meus passeios vez ou outra, não tive maiores problemas para aproveitar o destino.

Quantos dias ficar no Vale Sagrado dos Incas

Vale a pena ficar entre três a cinco dias no Vale Sagrado para aproveitar bem todas as atrações e pontos turísticos com tranquilidade.

Como chegar no Vale Sagrado dos Incas

São mais de 100 km de distância que percorre todo o Vale Sagrado, desde Cusco até Machu Picchu. Assim, para se chegar até essa região é necessário pegar um avião e descer no aeroporto internacional Alejandro Silva Astete em Cusco, ou tomar um ônibus dormitório desde Lima até a capital inca.

Você pode conferir no detalhe como chegar no Vale Sagrado dos Incas por meio de avião, ônibus ou carro:

De avião

Quem estiver comprando passagem para o Peru já sabe que vai desembarcar em Lima, e a partir de lá pegar uma conexão para Cusco. As companhias brasileiras que fazem o trajeto são a Latam, a Delta, a Sky Airline, a Qatar Airways, a Aeromexico e a Swiss. E a companhias que fazem o voo da conexão são a Latam, a Star Perú, a Sky Airline e a Jet Smart.

Uma boa dica é conferir os preços na plataforma Vai de Promo para garantir ofertas imperdíveis. E um ponto para se atentar é que o trajeto da conexão pode ter atrasos devido ao mau tempo nas montanhas andinas, já que as nuvens costumam encobrir a pista cusquenha. 🛫

De ônibus

Outra alternativa de trajeto é optar pelos ônibus dormitórios que partem de Lima até Cusco, com saídas diárias operados pela Peru Hop, pela Cruz Del Sur e pelo Grupo Palomino. 🚌

Agora, uma vez em Cusco, quem deseja viajar de ônibus até as cidades e povoados do Vale Sagrado pode se dirigir até a rodoviária, que possui partidas a cada meia hora, e média, para Pisaq, Ollantaytambo e Urubamba. Ou, então, contratar um ônibus de tour turístico com alguma agência, sendo esta uma das práticas mais comuns entre os viajantes, pois garante certos privilégios, como guias profissionais.

De carro

Não é muito recomendável alugar um carro em Cusco ou região, dado que as ruas das cidades e vilarejos são mais estreitas, as estradas de terra e o trânsito complicado. Por isso, é indicado que faça um download de aplicativo de transporte como a Uber, que funciona normalmente na cidade, ou contrate um táxi. 🚐

Além disso, é possível viajar pela região de van por meio do transporte coletivo ou privado, que podem ser encontrados com facilidade no centro de Cusco ou mesmo online, pela plataforma da Civitatis.

De Cusco até o Vale Sagrado dos Incas

O trajeto feito de Cusco até o Vale Sagrado pode ser feito de ônibus ou de transfer. Começando por Písac, depois passando por Urubamba e, finalmente, chegando até Ollantaytambo, a última cidade do vale percorrida por carro ou ônibus. A partir desse ponto, só é possível chegar a Machu Picchu por meio de trem ou trilhas a pé.

Vale ressaltar que há outras cidades ao longo do caminho que podem ser visitadas de acordo com o itinerário do seu tour ou roteiro de viagem.

Transporte no Vale Sagrado dos Incas

visão panorâmica do trem da Perurail vista de frente para o vagão condutor, parado na estação. Ao redor é possível enxergar as montanhas peruanas e a plataforma de acesso em ollantaytambo, no vale sagrado dos incas
Estação de trem em Ollantaytambo – Foto: Nátalie Guimarães

O meio de transporte mais comum no Vale Sagrado é a utilização de vans e carros coletivos que podem ser contratados por agências de turismo, online ou mesmo por indicação no próprio hotel. Além disso, é possível viajar de ônibus entre uma cidade e outra, porém é mais demorado e com menos conforto.

Por fim, há ainda a opção de viajar de trem desde Cusco até Urubamba, Ollantaytambo e Machu Picchu. As empresas PeruRail e Inca Rail trabalham com afinco para levar esse meio de transporte com mais segurança e comodidade.

Veja mais dicas sobre o Vale Sagrado dos Incas

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Dúvidas frequentes

Quais são os melhores pontos turísticos no Vale Sagrado dos Incas?

Alguns dos melhores pontos turísticos no Vale Sagrado são: o Sítio arqueológico e Mercado de Písac, as Salinas de Maras, o Sítio Arqueológico de Moray, o Sítio Arqueológico de Ollantaytambo e, claro, Machu Picchu.

Quais são os principais passeios no Vale Sagrado dos Incas?

A excursão ao Lago Piuray, o passeio de quadriciclo, o voo de Parapente, o passeio de bike, a excursão a Lagoa Humantay e a trilha para Choquequirao são alguns dos principais passeios no Vale Sagrado.

Quais os melhores hotéis no Vale Sagrado dos Incas?

Os melhores hotéis no Vale Sagrado são a Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas, o Life Hotel Valle Sagrado, o Pisonay Hotel e o Tierra Viva Valle Sagrado Hotel. Você pode conferir mais opções de estadias no Booking.com.

Melhor época para ir ao Vale Sagrado dos Incas?

A melhor época para visitar o Vale Sagrado é durante a estação seca, que ocorre entre os meses de abril a outubro.

Onde fica o Vale Sagrado dos Incas?

O Vale Sagrado dos Incas é uma região que fica localizada na província de Urubamba, em CuscoPeru, e reúne diversas cidades às margens do rio Urubamba (Vilcanota) até Machu Picchu.

Como se locomover no Vale Sagrado dos Incas?

A melhor maneira para se locomover no Vale Sagrado é contratando um transfer em Cusco para cada passeio ou alugando um carro.