Estivemos na Capital Inca e selecionamos as melhores indicações de restaurantes, bares e cafés onde comer em Cusco. Anote as dicas e garanta refeições deliciosas na viagem!

Se você deseja comer bem em sua viagem, vale a pena conferir este conteúdo completo com dicas de restaurantes, bares e cafeterias da cidade. Afinal, não é à toa que o Peru é reconhecido mundialmente por sua culinária saborosa. É por isso que separamos as melhores indicações de onde comer em Cusco.

Saiba que há vários pratos típicos que você precisa experimentar, a começar pelo famoso Ceviche, preparado à base de peixe cru com limão e temperos deliciosos, e pelo icônico Pisco Sour, um coquetel a base de pisco, uma bebida típica, e limão. Aliás, uma combinação com ambos é uma boa pedida. 😉

Veja a seguir tudo o que precisa saber sobre a gastronomia e os melhores restaurantes em Cusco, com dicas especiais sobre os custos e as indicações de lugares para cada momento do dia.

Gastronomia de Cusco – Pratos típicos

uma taça arredondada de pisco sour, uma bebida típica peruano
Pisco Sour – Foto: Nátalie Guimarães
prato arredondado branco com ceviche dentro. Há vários cubos de peixe temperado com coentro, acomoanhado de milhos e batatas
Ceviche – Foto: Nátalie Guimarães

A culinária peruana é famosa mundo afora, especialmente por causa dos populares Ceviche e Pisco Sour, porém, há muitos outros pratos e bebidas que enriquecem a gastronomia em Cusco e que você precisa experimentar em sua viagem.

O Lomo Saltado, por exemplo, é um prato super típico nos restaurantes, feito com tiras de filé bovino acompanhadas de pimentão, tomate, cebolas e batatas. Outra carne facilmente encontrada é a carne de Alpaca, que não conta com gordura e é bastante saudável. Particularmente, o sabor e a textura me lembraram a nossa carne seca brasileira.

Além disso, a carne de Cuy também é muito conhecida, porém nem todos tem coragem de comer, já que o “Cuy” nada mais é do que o nosso ‘Porquinho da Índia’. Normalmente, ele é consumido assado e pode ser vendido tanto em restaurantes elegantes quanto em bares, e até em estabelecimentos de estrada. Mas não se preocupe, caso não tenha estômago para comer animais fofinhos, há outras alternativas, como refeições a base de frango ou truta.

Quanto as bebidas, além do Pisco Sour, minha recomendação é que você experimente o suco de Chicha Morada. Extraído do milho roxo, ele é super leve e preparado com cravo e canela, super comum de achar! O mesmo acontece com o refrigerante Inca Kola, uma marca muito famosa e que só pode ser encontrada no Peru.

Por último, não poderia deixar de mencionar o típico chá de Coca. Ele ajuda na oxigenação do sangue e facilita na aclimatação do seu corpo na altitude elevada de Cusco. Você encontra o chá em todos os hotéis e restaurantes com facilidade. É bem suave e saboroso, nem precisa adoçar. (E ele não tem efeitos colaterais ou alucinógenos, te garanto.) 😎

Onde comer em Cusco

A melhor localização onde comer em Cusco fica na região do Centro Histórico, principalmente nos arredores da Plaza de Armas. Dessa forma, você já sabe por onde procurar enquanto estiver passeando na cidade. Ou, se quiser economizar tempo, pode seguir nossas recomendações de restaurantes, bares e cafeterias em Cusco, confira:

Onde comer…Melhores locais:
Café da manhãOrganika Bakery & Coffee
AlmoçoMAP Café e Restaurante
JantarCicciolina
BaratoMr. Ceviche
RomânticoMorena Peruvian Kitchen
BarMolly’s Irish Bar & Restaurant Cusco
perto da Plaza de ArmasLimo
Abaixo você encontra mais detalhes sobre esses estabelecimentos:

MAP Café e Restaurante

compilado de três fotos de pratos peruanos para representar onde comer em cusco. A primeira foto é de uma cestinha de pães, a segunda foto são camarões e a terceira foto é de uma cumbuca de batatas no MAP Café e Restaurante
Diversas entradas no menu degustação – Foto: Nátalie Guimarães
compilado de três fotos com pratos do MAP Café e Restaurante. A primeira foto é de um risoto, a segunda é de uma tortilla e a terceira foto é de uma bolo de sorvete
Pratos principais e sobremesa no menu degustação – Foto: Nátalie Guimarães

Escondido dentro do Museu de Arte Pre-colombino, o MAP Café e Restaurante surpreende com uma gastronomia requintada e pratos muito saborosos que representam diferentes partes do país com um menu degustação exclusivo. Estive pessoalmente e experimentei cada um desses pratos deliciosos, que são servidos com explicação e muito esmero. Eu amei a experiência e recomendo de olhos fechados. 🙂

É um espaço mais reservado, que atende de segunda a domingo, das 12h às 22h, ideal para uma noite especial. O restaurante dispõe de Instagram e Whastapp, onde é possível realizar reservas.

Cicciolina

mesa do restaurante Cicciolina onde comer em Cusco, com vários pratos e taças. Um dos pratos contém um purê de batatas com truta grelhada.
Truta grelhada no Cicciolina – Foto: Nátalie Guimarães

O Cicciolina é um dos restaurantes mais famosos de Cusco, e não é por menos. O lugar é super aconchegante e oferece uma ampla cartela de vinhos, variadas entradas e diversos pratos principais muito bem servidos e preparados. Além disso, ainda conta com um bar de tapas ideal para um happy hour.

Aberto todos os dias, das 12h30 às 21h30, ele fica localizado no Centro Histórico, bem ao lado da Plaza de Armas, no segundo andar de um prédio histórico. Em minha primeira noite na cidade, jantei no Cicciolina após um longo dia de caminhadas, e mesmo cansada, pude desfrutar de uma excelente truta grelhada e um saboroso vinho rosê.

(Aliás, fica a dica: nos primeiros dias em Cusco, opte por alimentos leves para ajudar na aclimatação do seu corpo.)

El Tupay

prato de Ceviche no Restaurante Tupay com camarões, cebola rocha, milho e temperos.
Ceviche no El Tupay – Foto: Bruno Tavares
sobremesa de sorvete no Restaurante Tupay para representar onde comer em Cusco
As sobremesas são preparadas na hora e na sua frente – Foto: Bruno Tavares

Outro restaurante muito conhecido é o El Tupay, onde um dos nossos colunistas, Bruno Tavares, experimentou sua culinária dentro do famoso hotel Belmond Monasterio. O local é super exclusivo, aberto apenas três dias por semana, e oferece uma apresentação musical clássica ao vivo, com um soprano e um tenor. Assim, quem deseja marcar presença por aqui, não esqueça de fazer sua reserva.

Iluminado à luz de velas e rodeado de belos arcos arquitetônicos, bem típicos da região, o restaurante é perfeito para uma noite romântica a dois. É uma opção mais luxuosa, onde o investimento financeiro é maior, porém, que oferece muito além do que apenas comida.

Inka Grill

Prato 'Causo Andino' no InkaGrill com uma espécie de vinagrete, ovos cozidos e purê de batatas
‘Causo Andino’ no Inka Grill – Foto: Bruno Tavares
prato de carnes e vegetais com arroz, conhecido como lomo saltado, no Restaurante Inka Grill, para representar onde comer em cusco
Lomo Saltado no Inka Grill – Foto: Bruno Tavares
três copos de bebidas do Restaurante Inka Grill. Um copo de pisco sour, um copo de chicha morada e uma garrafa de vidro de inka cola
Tradicional Pisco Sour no Inka Grill – Foto: Bruno Tavares

Outro restaurante visitado e recomendado por nosso colunista, Bruno Tavares, foi o Inka Grill, aberto todos os dias, das 13h às 22h. Situado bem na Plaza de Armas, quem almoça ou janta por aqui tem o privilégio admirar a principal praça de Cusco de um ângulo privilegiado.

O restaurante é bastante reconhecido e conta com um menu bem diversificado, com preços variados. Há hambúrgueres, saladas, entradas, pratos a la carte, grelhados e sobremesas, além de um bar repleto de drinques conhecidos e muito bem preparados.

Limo

Uma pequena frigideira de ferro com Lomo Saltado no Restaurante Limo, uma espécie de carne filé mignon com batatas e vinagrete.
Lomo Saltado no Limo – Foto: Bruno Tavares
interior do Restaurante Limo em Cusco com várias mesas com quatro cadeiras ao lado de várias janelas com vista para a plaza de armas
Vista da Plaza de Armas no Limo – Foto: Bruno Tavares
Bar do Restaurante Limo com várias banquetas pretas em frente ao balcão com inúmeras garrafas de bebidas alcoolicas.
Bar no Limo – Foto: Bruno Tavares

Também localizado bem em frente a Plaza de Armas, o restaurante Limo é uma boa escolha para conhecer a culinária Nikkei: a fusão entre as cozinhas japonesas e peruanas. Assim, se você é amante de comida japonesa, precisa pagar sua visita por aqui. Há sushis, niguiris, makis, poke bowls, pratos a la carte, refeições quentes e frias, além de sobremesas e um bar repleto de drinques. 😉

O local é super requisitado e oferece iguarias deliciosas em um ambiente despojado e elegante. Aberto de segunda a domingo, das 12h às 22h.

Café Ricchary

caneca de vidro repleta de 
Capuccino no Café Ricchary
Capuccino no Café Ricchary – Foto: Nátalie Guimarães

Conheci o Café Ricchary no último dia de minha viagem, enquanto caminhava nos arredores da Plaza de Armas e saboreei um capuccino muito bem servido, de grão próprio. O local é muito pequeno e, claramente, é frequentado mais pelos moradores do que os turistas, e justamente isso faz dele ainda melhor.

Aberto de segunda a sábado, das 8h às 20h, o café é um negócio familiar, desde sua produção até a venda dos grãos e pó em Cusco. Há cafés, chocolates e sorvetes artesanais que podem ser consumidos no local ou comprados como souvenir, o que recomendo. 😉

Molly’s Irish Bar & Restaurant Cusco

mulher despejando bebida dentro de um copo de vidro transparente no Molly's Irish Bar & Restaurant Cusco
‘Adam’s Apple’ no Molly’s Irish Bar & Restaurant Cusco – Foto: Facebook oficial
vários pratos de comida no Molly's Irish Bar & Restaurant Cusco, com diversas mãos aparecendo para pegar os aperitivos. Há hamburguer, pizza e nachos
Há diversos pratos para escolher no Molly’s Irish Bar & Restaurant Cusco – Foto: Facebook oficial
um braço feminino branco segurando um copo de bebida refrescante com a praça de armas em Cusco aparecendo ao fundo
‘Fresh to Death’ no Molly’s Irish Bar & Restaurant Cusco – Foto: Facebook oficial

Agora, quem estiver em busca de um bar animado, pode ir direto para o Molly’s Irish Bar & Restaurant Cusco, o mais famoso da cidade. Este local une o amor dos irlandeses pelos pubs à cultura peruana, resultando num ambiente descontraído, de boa gastronomia e, mais importante, ótimos drinques e, claro, cervejas irlandesas.

Aberto de segunda a sexta, das 11h até 1h, e aos finais de semana, das 10h até 1h, há música ao vivo, noite de jogos, semana de esportes e muito mais.

Mistura Grill

um porquinho da índia assado inteiro e disposto dentro de um prato com salada no Mistura Grill, um restaurante onde comer em cusco
‘Cuy al Horno Cusqueño’ no Mistura Grill – Foto: Facebook oficial
bebida alcoolica do restaurante Mistura Grill, onde comer em Cusco, com a plaza de armas aparecendo ao fundo
“New York Sour” no Mistura Grill – Foto: Facebook oficial

O Mistura Grill está localizado na Plaza de Armas e oferece um cardápio com pratos tradicionais da culinária cusquenha, tal como, o famoso Cuy assado. O restaurante é uma opção com bom custo-benefício, já que oferece porções para dois por um preço acessível.

Além disso, conta com pratos veganos e vegetarianos, assim como massas e pizzas, e uma boa cartela de drinques e sobremesas. Está aberto todos os dias, das 11h30 às 22h30.

Papacho’s

hamburguer no restaurante Papacho's em Cusco, com carne e ovo e batatas fritas
Hamburguer ‘La Nikkei Power’ no Papacho’s – Foto: Site oficial
chá gelado do Papacho's, um dos bares onde comer em Cusco
Chá gelado ‘El Poderoso’ no Papacho’s – Foto: Site oficial
prato branco fundo e arredondado com uma bela torta doce de doce leite no bar Papacho's onde comer em Cusco
Sobremesa ‘La Capuchina’ no Papacho’s – Foto: Site oficial

O Papacho’s é mais uma alternativa de um bom bar em Cusco, com excelente gastronomia e bom preço. Também está localizado na Plaza de Armas e é super bem avaliado pelo TripAdvisor. O carro chefe da casa são os hambúrgueres, com opções para veganos, vegetarianos e alérgicos a glúten, e os sundaes.

Aberto de segunda a domingo, das 12h às 22h, o bar também oferece serviço delivery. Então, fica a dica para aquele dia que você chegar cansado no hotel e não quiser sair para lugar nenhum. 😎

Organika Bakery & Coffee

prato de panquecas doces com frutas diversas e um copo alto de vitamina ao fundo para representar o cardápio do Organika Bakery & Coffee, um dos lugares onde comer em Cusco
Prato de café da manhã no Organika Bakery & Coffee – Foto: Facebook oficial
xícara de café e uma cestinha de pães doces do Organika Bakery & Coffee
Café no Organika Bakery & Coffee – Foto: Facebook oficial

Finalizando nossas recomendações de onde comer em Cusco, temos o Organika Bakery & Coffee, uma cafeteria deliciosa localizada bem próxima a Plaza de Armas. Ideal para conhecer num café da manhã, esta padaria conta com diversos quitutes deliciosos e frescos, além de um espaço agradável e aconchegante.

Aberto todos os dias, das 7h às 10h, há folheados, pães, empanadas, saladas, panquecas, vitaminas, cafés, chás, e tanto mais, tudo preparado artesanalmente. É o local ideal para começar o dia do jeito certo!

Restaurantes em Cusco

frigideira repleta de legumes e carnes vermelha, um dos pratos do restaurante Morena Peruvian Kitchen em Cusco
Um dos pratos principais do Morena Peruvian Kitchen – Foto: Site oficial

É claro que o destaque na Capital Inca fica por contas dos vários restaurantes em Cusco, afinal, há muita diversidade e gastronomia de primeira qualidade. Selecionamos abaixo uma lista com as principais indicações, variando os preços e priorizando as melhores localizações onde comer em Cusco, dê só uma olhada:

Bares em Cusco

três mini hamburguers de carne no Papacho's , um dos bares onde comer em Cusco
Las Fichitas Burguers em Papacho’s – Foto: Site oficial

Os bares em Cusco são ideais para curtir a noite. Despojados e muito bem servidos de boa comida e ótimos drinques, esses estabelecimentos são recomendados para quem viaja a dois ou entre amigos, e está em busca de descontração e bons preços. Confira nossas recomendações a seguir:

Cafeterias em Cusco

prato de pães torrados com tomates, saladas e patês, acompanhado de uma xícara de café no Organika Bakery & Coffee
Organika Bakery & Coffee – Foto: Facebook oficial

Há várias cafeterias em Cusco perfeitas para começar o dia com um belo café da manhã, ou encerrar a tarde com um delicioso lanche de padaria. Reunimos algumas das principais e mais bem avaliadas indicações abaixo:

Quanto custa comer em Cusco

O preço médio para uma refeição de almoço ou jantar em Cusco é de cerca de R$ 50, porém, tenha em mente que o valor varia de acordo com o prato, o local e a época do ano. Assim, é possível que você encontre lugares mais baratos e outros mais caros.

Se você optar por restaurantes mais próximos ao Centro Histórico, na Plaza de Armas, por exemplo, a tendência é que o custo seja um pouco mais alto, dependendo do prato escolhido e se estiver viajando na baixa ou alta temporada.

Além disso, é válido frisar que os preços mostrados nos cardápios normalmente estão em soles (S./) ou em dólares (US$), então fica a dica para não se confundir na hora de pagar. 😉

Onde comer no centro de Cusco

Quem estiver procurando uma boa opção de restaurante, bar ou cafeteria no centro de Cusco, a melhor região é na Plaza de Armas, onde se concentram boas indicações. Abaixo separamos algumas recomendações do post que atendem esse pré-requisito:

Onde comer em Cusco barato

Se você está querendo comer bem e gastar pouco com isso, vale a pena conferir esses bares e restaurantes da Capital Inca. São estabelecimentos muito bem avaliados, com ótimos pratos e preços acessíveis:

Onde comer em Cusco a noite

Aos que planejam uma noite de jantar agradável, com direito a pratos mais caprichados, podem optar por uma dessas recomendações a seguir. São restaurantes elegantes, com preços variados, que atendem todos os bolsos e ofertam pratos típicos deliciosos.

Onde comer em Cusco no almoço

E quem estiver à procura de um bom restaurante para o almoço, abaixo listamos alguns estabelecimentos que merecem sua visita. Separamos opções bastante atraentes para o paladar e o bolso, confira:

O que fazer em Cusco

mulher sentada na grama no centro da imagem, atrás dela é possível ver uma construção na terra no sítio arqueológico de sacsayhuaman em Cusco. O dia está nublado e ela usa um casaco de lã preto
Sítio Arqueológico de Sacsayhuaman em Cusco – Foto: Nátalie Guimarães

Agora que você já sabe quais são as melhores indicações onde comer em Cusco, está na hora de descobrir o que fazer em Cusco. É por isso que separamos abaixo algumas recomendações de passeios em Cusco que são imperdíveis para o seu roteiro. 😉

Confira mais passeios em Cusco para um roteiro imperdível.

Onde ficar em Cusco

pátio aberto do hotel Costa del Sol Wyndham em Cusco com uma fonte de pedra ao centro e arcos de pedra nas paredes atrás. Há também um cordeinrinho branco e uma mulher com roupas típicas peruanas.
Clique na imagem e faça sua reserva no Costa Del Sol Wyndham Cusco

É claro que também não deixaríamos de te indicar as melhores estadias onde ficar em Cusco! Afinal, por ser tão turística, a cidade conta com muitas opções de hospedagens em diferentes bairros e localizações. Então, para facilitar seu planejamento, você pode fazer sua reserva em um desses hotéis em Cusco que elencamos a seguir:

Confira todas as opções de hospedagens onde ficar em Cusco.

Veja mais dicas sobre Cusco

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

E aí, gostaram dessas dicas de onde comer em Cusco? Conte para gente nos comentários, e dê suas dicas dos lugares que gostou durante sua viagem!

Dúvidas frequentes

Tem que pagar gorjeta (propina) em Cusco?

Não é obrigatório pagar gorjeta, ou “propina”, nos restaurantes em Cusco.

O que comer em Cusco?

Alguns dos principais pratos típicos em Cusco que você precisa experimentar durante sua viagem são Ceviche, Lomo Saltado, Cuy e carne de alpaca. Além disso, peça Inca Kola ou Chicha Morada para beber, além de, claro, um delicioso Pisco Sour. E não esqueça de saborear o famoso chá de Coca.

É caro comer no Peru?

Depende do restaurante escolhido, pois há locais que oferecem pratos mais econômicos, por R$ 40, e outros que servem refeições a partir de R$ 120. Tudo vai depender do local, da comida, e da época do ano (alta ou baixa temporada) do destino.