Visitar o antigo centro do império Inca, em meio as paisagens deslumbrantes dos Andes peruanos, é definitivamente uma viagem que deveria entrar em sua “lista de desejos”. Cusco é muito mais do que uma parada rápida antes de subir para a maior atração turística do Peru, Machu Picchu, ou outros pontos famosos do país.

Vale a pena dedicar de um a dois dias para aclimatar às altitudes em Cusco e conhecer a mistura da influência hispânica e Inca no centro da cidade, fazer day-trips para outros antigos monumentos Incas, degustar a culinária local no mercado principal da cidade ou até mesmo conhecer paisagens incríveis em um passeio de bike.

Selecionamos ótimas dicas para quem quer conhecer a cidade e ter a certeza de que fará o roteiro com os melhores passeios em Cusco. Confira na lista abaixo:

Leia Mais:


 Os melhores passeios em Cusco:

1) Choquequirao

Pouca gente já ouviu falar de Choquequirao, a cidade irmã de Machu Picchu. Isso faz com que a região seja uma pérola escondida entre os monumentos históricos do país. A cidade era um antigo centro comercial e religioso do império Inca e é bem menos visitada do que a famosa Machu Picchu. Nosso colunista Bruno Tavares fez uma trilha de 4 dias até a cidade perdida de Choquequirao e você pode conferir todas as dicas clicando aqui.

Vista do alto das ruinas de Choquiquerao

2) Machu Picchu 

Para conhecer o cartão-postal do Peru, é preciso chegar antes em Cusco. Depois de conhecer a cidade, pegue um trem até a cidade perdida ou comece uma das trilhas que levam à Machu Picchu. Considerada Patriomonio da Humanidade da UNESCO, o Santuário Histórico de Machu Picchu com encanta milhões de visitantes todos os anos, por sua energia, histórias e fascínios.  Você pode comprar o ingresso à Machu Picchu pela internet no site do governo peruano. Além disso, vale conferir o post de nossa colunista Bárbara Tigre sobre a viagem dela para a cidade histórica. 

o que fazer no peru machu picchu | ingresso para Machu Picchu

3) Catedral de Cusco

Conhecer às criptas dentro da enorme Catedral de Cusco é um passeio à parte. A catedral, símbolo da conquista hispânica, contém um típico toque peruano na réplica da “Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, um porquinho-da-índia aparece em uma das telas. Vale notar! A Catedral de Cusco fica na Praça das Armas, que vamos falar mais no próximo item.

 

4) Praça das Armas

A Praça das Armas é o centro cultural da cidade. Restaurantes, bares e cafeterias com uma linda vista da cidade circundam a praça e a monumental Catedral de Cusco. Os estabelecimentos ali são perfeitos para passar uma tarde se aclimatando com a elevação da cidade.

5) Passeio de Bike 

Uma ótima day-trip para fazer à partir de Cusco é um passeio de bike para as ruínas incas de Moray e para as salinas de Maras. O passeio de bike é uma excelente maneira de conhecer o local. Nosso colunista Bruno Tavares escreveu tudo sobre estes passeios em Cusco e conta todos os detalhes aqui. 

Passeio de bike pelas Salinas de Maras

6) Distrito de San Blas

O bairro de San Blas é um dos destaques da cidade por sua atmosfera de lojas cheias de artesanato, além de sua pitoresca arquitetura. O distrito de San Blás fica pertinho da Praça das Armas, mas prepare-se para uma longa subida íngreme. Vale notar quando estiver por lá a remanescente estrada Inca que atravessa o bairro, Hatunrumiyoc, parte do passado da cidade. Pequenas lojas e galerias de arte preenchem as ruas, fazendo o local perfeito para presentinhos e souvenirs autênticos da viagem (melhor do que os que você encontra na Plaza de Armas).

7) Cerro Colorado Vinicunca

Já viu aquelas montanhas que mais parecem um arco-íris no Peru? Elas são o Cerro Colorado Vinicunca. Essa maravilha natural da América do Sul merece ser preservada e conhecida por quem gosta de natureza. Algumas agências especialistas em passeios em Cusco oferecem day-tours para à montanha (mas prepare-se para chegar junto com uma enxurrada de turistas). Também é possível fazer o trajeto de ônibus, taxi ou carro alugado. Saindo de Cusco, são 3 horas de estrada até o início da trilha. Depois, mais 15km de caminhada ida e volta para conhecer o local. Mais dicas no post da colunista Bárbara Tigre.

o que fazer no peru

Montanha Colorida de Ausangate

8) Sacsayhuaman

A uma caminhada de 45 minutos do centro da cidade, vale a pena a visita para conhecer mais um deslumbrante monumento Inca na cidade – que de quebra oferece vistas incríveis da cidade de Cusco. Sacsayhuama era um local religioso, bem como o cenário de uma sangrenta batalha entre as forças inca e os conquistadores espanhóis. Vale a pena contratar um guia por uma pequena taxa ou comprar um passeio pela cidade que inclua o local para ter uma explicação completa sobre sua história.

9) Mercado Central de San Pedro

Ao contrário de muitos mercados em cidades turísticas ao redor do mundo, O mercado Central de San Pedro não é uma famosa atração turística. Porém, vale a visita. Fica a apenas oito minutos de caminhada da Plaza das Armas e por lá, você pode desfrutar verdadeiros achados da culinária peruana, almoçar por lá, e até encontrar bons souvernis para levar de volta para casa.

 

10)  Santuario Animal de Cochahuasi

Quem não sonha em conhecer uma Lhama? Melhor ainda é se elas são resgatadas de situações de maltrato e são protegidas em um santuário de animais. Se você quiser um contato maior com os típicos animais andinos, conhecer o Santuário Animal de Cochahuasi é uma boa opção. O passeio é ainda mais indicado para crianças e famílias.

E você? Já sabe quais passeios em Cusco você vai escolher para a sua viagem? Comente aqui!